Notícias

28/04/2020 - Tecnologia

Melhore sua fazenda com o monitoramento de culturas por satélite


Um gerenciamento de campo eficaz requer amplo conhecimento e quantidade de dados. Isso força o setor agrícola a buscar novas maneiras de melhorar a tecnologia de produção, garantir a segurança e os métodos de controle das culturas, uma vez que o custo de um erro é muito alto.

A abordagem moderna para melhorar a eficiência do uso da terra sugere o uso de distribuição precisa de materiais, como técnicas de aplicação de taxa variável, previsão precisa do tempo e sensoriamento remoto para detecção avançada de problemas. As tecnologias de monitoramento por satélite (e plataformas de análise de culturas em particular) são um ingresso simples, porém econômico, para o futuro da agricultura.

As ferramentas digitais, juntamente com a análise de satélite, são especialmente eficientes para os grandes agricultores, devido à boa relação custo-benefício e à oportunidade de economizar na inspeção. No entanto, também se adequam a pequenos produtores, oferecendo-lhes uma entrada relativamente barata na tecnologia de nível empresarial.

O que é monitoramento por satélite
O monitoramento de culturas por satélite é um serviço on-line destinado ao uso em agronomia, comércio, seguros e outras esferas relacionadas à agricultura, como fornecimento de insumos. Sua principal característica permite examinar as condições da vegetação através da estimativa da luz infravermelha refletida na superfície da Terra. Este indicador é medido por coeficientes especiais (índices) que quantificam a vegetação, como o NDVI. Isso permite rastrear a dinâmica de desenvolvimento da planta e identificar pontos problemáticos em campo sem sair do escritório.

Outras funcionalidades incluem ferramentas de previsão do tempo e estimativa de risco, informações sobre chuvas, dados históricos de campo, inspeção e dados de umidade do solo. As informações dos satélites são visualizadas em plataformas de software para um gerenciamento de campo eficiente. Isso é feito através da análise de imagens de satélite, dados de sensores, ferramentas de previsão do tempo e algoritmos avançados de machine learning.

O monitoramento moderno das culturas permite monitorar a saúde das plantas, alertar sobre mudanças climáticas extremas e rastrear o desempenho do campo por meio da análise de dados do histórico. Isso abre portas para direções como orientação da fertilização do solo sem precisar examinar fisicamente os campos.

7 benefícios reais que o monitoramento de satélites traz para a mesa
●     Corte de custos de aferição. O monitoramento via satélite permite economizar no patrulhamento. Isso significa que um agricultor precisa de menos pessoas para inspecionar os campos. O EOS Crop Monitoring possui funcionalidade integrada para gerenciamento de reconhecimento. Isso inclui um conveniente gerenciador de tarefas, que permite economizar tempo e minimizar o contato pessoal durante a pandemia.

●     Corte de custos de equipamentos. Os dados de satélite mostram exatamente onde é necessária a ação, poupando os agricultores de compra (ou aluguel) de ferramentas extras, como drones, tratores, etc.

●     Uso eficiente de água e fertilizantes. A avaliação de saúde permite ver remotamente como o campo reage à aplicação de água ou fertilizante. Essas informações ajudam a desenvolver e manter uma efetiva aplicação de taxa variável.

●     Melhor planejamento. Os dados do histórico permitem uma melhor compreensão de onde e o que deve ser cultivado, ajudando a utilizar técnicas de rotação de culturas.

●     Consciência de riscos. Alertas meteorológicos e notificações de choques de temperatura são vistos na previsão do tempo por satélite. Assim, é possível avaliar temperaturas potencialmente perigosas, dinâmicas climáticas, para que o agricultor tenha tempo suficiente para tomar contramedidas.

●     Dados de umidade do solo sem sensores caros. Graças à capacidade de monitoramento por satélite, não há necessidade de comprar e instalar uma infinidade de dispositivos de mensuração de umidade. Todos os dados são enviados diretamente para o seu computador, tablet ou smartphone, economizando uma quantia substancial de dinheiro.

●     Investimentos mais seguros. As imagens do EOS Crop Monitoring permitem análises do histórico para cada campo, bastando inserir as datas de plantio/colheita. Isso dá uma visão do que vem crescendo e em que quantidades. Isso permite avaliar a fertilidade do solo e detectar violações das regras de rotação de culturas antes de comprar a terra.

Como imagens e análises de satélite permitem melhores resultados?
As vantagens mais óbvias que as plataformas de sensoriamento remoto e monitoramento fornecem, em particular, são as informações abrangentes que orientam a tomada de decisões no gerenciamento de campo. Dados constantemente atualizados sobre a saúde da vegetação e os níveis de umidade, por exemplo, podem apontar para pontos que precisam de água ou fertilização extras (ou já têm muito).

As imagens de satélite também são insubstituíveis em máquinas agrícolas avançadas para orientação e aplicação de taxa variável. Por exemplo os recursos da plataforma EOS Crop Monitoring:

●     dados e imagens para manter-se atualizado com as culturas;

●     cálculo de áreas de campo;

●     acesso a todos os dados de satélite registrados sobre o desempenho em campo e o clima local nos últimos anos;

●     dados para fazer previsões da produção agrícola, para que os agricultores possam tomar melhores decisões de gestão;

●  em projetos personalizados, também estão disponíveis algoritmos de machine learning que detectam campos e sugerem um tipo de cultura cultivada;

Os insumos das culturas dependem de centenas de fatores, incluindo aqueles impossíveis de prever. O monitoramento via satélite ajuda os agricultores a se manterem informados sobre importantes condições ambientais em áreas selecionadas que os olhos humanos nunca poderiam ver.

Com base nessas informações, os especialistas em agricultura podem fazer estimativas relativamente precisas do rendimento das culturas e tomar decisões sobre o gerenciamento da fazenda. Por exemplo, os agricultores podem identificar a correlação entre efeitos climáticos, aplicação de fertilizantes ou água e desempenho no campo para tirar conclusões a partir daí ou para observar problemas em um campo antes que ele cause danos sérios.

Fonte: Baguete




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.