Notícias

07/04/2020 - Soja

Média diária de exportação de soja quase dobra na 1ª semana de abril, diz Secex


As exportações brasileiras de soja alcançaram média de 829,5 mil toneladas por dia na primeira semana de abril, quase o dobro da média diária de abril de 2019, conforme dados divulgados pelo governo federal ontem (6/4).

Os embarques da oleaginosa em grão foram 85,2% maiores que as 447,7 mil toneladas da média diária de abril do ano passado, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O ritmo de vendas externas é beneficiado, dentre outros fatores, pelo avanço na colheita brasileira de soja da safra 2019/2020, além da demanda da China, que ajudou o país a exportar um volume recorde em março, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Os trabalhos de colheita avançaram para 83% da área cultivada, levemente abaixo dos 84% vistos em igual período do ano passado, mas acima da média histórica de cinco anos para este momento da safra, segundo a consultoria AgRural informou ontem.

A carne bovina fresca, refrigerada ou congelada teve 4,27 mil toneladas por média diária exportadas na primeira semana de abril, queda de 20,6% na variação anual.

Um operador do mercado disse que, como os dados da Secex referem-se a apenas três dias úteis, a tendência é que os reportes das próximas semanas tragam números melhores.

“O que temos visto neste momento é maior procura (dos frigoríficos) pelo animal do tipo exportação”, disse o operador, o que significa demanda firme no mercado internacional.

Entre as commodities da indústria extrativista, as exportações de minério de ferro alcançaram 1,22 milhão de toneladas por dia na primeira semana do mês, alta de 36,8% ante abril do ano passado.

Na contramão, os embarques de petróleo bruto baixaram 34,8% na variação anual, para 211,3 mil toneladas, de acordo com a Secex.

Por Nayara Figueiredo
Fonte: Reuters




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.