Notícias

18/12/2018 - Soja

Mato Grosso quer plantar sementes próprias na 1ª quinzena de fevereiro


A Aprosoja do Mato Grosso sugere um novo calendário para plantio de soja no estado. Atualmente, o plantio é permitido até 31 de dezembro. Contudo, Antônio Galvan, presidente da entidade, com base em estudos realizados por seu assessor técnico, Wanderlei Dias Guerra, ressalta o comunicado de que não haverá prejuízo para a oleaginosa caso haja plantio de sementes em fevereiro.

Para Galvan, essa medida pode vir para sanar uma grande deficiência que há na produção de sementes. Os produtores querem fazer suas sementes por conta própria em busca de uma melhor qualidade.

Esse plantio de sementes teria de ocorrer, assim, na primeira quinzena de fevereiro. A única recomendação que fica é para que a colheita não adentre o período de vazio sanitário, que está estabelecido entre 16 de junho e 15 de setembro no estado.

O presidente acredita que a criação do calendário atual é fruto de um "complô" de fabricantes de defensivos e sementeiros para evitar sementes salvas. Galvan afirma que não há pesquisas que provem que o mês de fevereiro poderia causar alguma alteração no que diz respeito à ferrugem.

Dias Guerra, que participou da criação do calendário de plantio vigente, sugere que a alteração deste seja feita para que haja uma melhoria técnica do plantio.

As demais entidades têm até a próxima sexta-feira (21) para apresentar dados contraditórios com base em estudos técnicos.

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.