Notícias

15/08/2019 - Tecnologia

Mato Grosso monitorará desmatamento em tempo real


O governo de Mato Grosso anunciou, ontem (14/8), que o estado passará a contar com uma nova plataforma de combate ao desmatamento.

De acordo com o Gabinete do Governador, o programa Satélite Planet monitorará as áreas de desmatamento - legais e ilegais – de maneira instantânea. Além de combater o desmatamento, a Secretaria de Meio Ambiente mato-grossense afirma que o novo sistema será útil para acompanhar o trabalho de agricultores na recuperação de áreas degradadas.

O sistema integrará as informações de seis satélites e, garante o Palácio Paiaguás, será um grande auxiliar para os empresários que fazem manejo florestal dentro das normas legais vigentes, aumentando a competitividade do estado em âmbito mundial.

Todo o sistema custou aos cofres públicos R$ 5,9 milhões e foi desenvolvido em parceria com instituições da Alemanha e da Grã-Bretanha. As informações geradas poderão ser acessadas diretamente pela Polícia Militar, Defesa Civil, CIOPAER – Centro Integrado de Operações Aéreas, DEMA – Delegacia Especializada de Meio Ambiente, IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e pelo Corpo de Bombeiros do estado.

Em nota à imprensa, o governador Mauro Mendes destacou a relevância da nova plataforma para Mato Grosso: “acredito profundamente que é o caminho correto, eu não tenho dúvida de que vai reduzir muito aqueles que vão persistir, ou insistir em praticar uma ação ilegal porque ao saber desse sistema, ele vai saber e ter certeza que ele vai ser pego pelo sistema, vai ser autuado administrativamente e ser acionado judicialmente pelo crime praticado”.

Fonte: Portal da cidade




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.