Notícias

28/09/2018 - Soja

Mato Grosso do Sul espera parada das chuvas para acelerar plantio da soja


Em Mato Grosso do Sul, apesar de o vazio sanitário ter terminado no dia 15 de setembro, o excesso de chuvas recentes atrasou o início dos plantio da soja. Por lá está tudo pronto para o início da safra, a expectativa de conseguir uma boa produtividade é grande e existe potencial para mais.

Depois de 100 milímetros de chuva em um curto espaço de tempo, impedindo inclusive que as plantadeiras entrassem em campo durante a Abertura Nacional do Plantio da Soja, que aconteceu na fazenda Jaraguá, no dia 17 de setembro, os produtores esperam ansiosamente para que o solo seque e as máquinas possam enfim semear a nova safra de soja.

“Os próximos quinze dias prometem algumas frentes frias, então devemos entrar com as máquinas em outubro”, diz o engenheiro agrônomo da fazenda Jaraguá, Paulo Santiago.

O produtor rural Márcio Dush fez análise de solo em cada talhão de sua propriedade. Isso para garantir o uso correto e, na medida certa, dos adubos e herbicidas, para evitar prejuízos financeiros e agronômicos. “Vamos aplicar calcário, que é comum. Mas também penso em algo diferente esse ano. Como enxofre e o boro em algumas partes”, diz.

Todo o insumo foi comprado quando o dólar ainda estava na casa dos R$ 3,50 e isso deixou o produtor animado, já que os produtos para implantação da lavoura encareceram bastante nos últimos meses. Agora Dush está bastante confiante de que vai colher uma safra bastante satisfatória e ainda maior que anterior. “Nossa média é 70 sacas por hectare. Acho que conseguiremos uns 5% a mais, chegando a 73 sacas”, conta.

A boa produtividade permitiu a expansão dos negócios de Dush, que hoje se estendem por 11 mil hectares, 50% por cento a mais do que três anos atrás. A abertura de área acontece onde antes se trabalhava com pecuária. Um exemplo do que tem acontecido muito no Mato Grosso do Sul. O estado tem registrado crescimento entre 3% a 6% por cento ao ano em área plantada. Na última safra foram plantados 2,7 milhões hectares de soja. E ainda tem mais para ampliar.

Por Pablo Valler, de Terenos (MS)
Fonte: Projeto Soja Brasil/Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.