Notícias

03/09/2018 - Outros

Luto: Morre o pesquisador Dirceu Gassen


Morreu na madrugada desta segunda-feira (03/09) o pesquisador Dirceu Gassen, um dos mais entusiasmado e dinâmico profissional da agricultura brasileira. A notícia surpreende e entristece uma legião de alunos, colegas e admiradores do homem que dedicou grande parte da vida a compartilhar o vasto conhecimento acumulado em anos de pesquisas. 

Preocupado com o produtor rural era um entusiasta da criação de grupos de discussões para melhorar o manejo no campo e aumentar a produtividade agrícola, onde contribuía de modo generoso com seu conhecimento e experiência. Em seu perfil em rede social acumulou nada menos que 42 mil seguidores.Com enorme talento para a fotografia tinha habilidades e sensibilidade impares para flagrar insetos e plantas. Colaborador assíduo e um dos mais antigos de Cultivar, por longos anos cedeu imagens para ilustrar inúmeros artigos e capas.

De trato fácil, alegre e sempre disposto a compartilhar deixa uma lacuna enorme.  "Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento....para cultivar a paz, desenvolver o bem... de acordo com o caráter e valores que têm...", publicou em rede social na última quinta-feira (30/08), junto a uma de suas belas imagens, uma lavoura de cevada, na região central da Alemanha, infestada com papoulas nativas.

O velório acontece nesta segunda-feira (03/09) no Memorial da Paz, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul

Currículo

De acordo com o site do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), entidade de que fazia parte desde 2011,  Dirceu Gassen formou-se  Engenheiro Agronômo  pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul em 1977. Tornou-se  Mestre em Agronomia na Área de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em  1980.- Estudou pragas de solo na Nova Zelândia. Cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos.

Experiência Profissional

  • Pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras, EMPASC, Caçador, SC. 1979-81.
  • Pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetor de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, desde 1981.
  • Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS. Porto Alegre, RS. 1995-97.
  • Gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda, desde julho 2000.
  • Editor técnico da Revista Plantio Direto.
  • Sócio da empresa Vértice Agrícola - Agricultura de precisão.
  • Mais de 200 públicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura.
  • Livros publicados nas Áreas de pragas, controle biológico e plantio direto.
  • Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.

Fonte: Grupo Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.