--%>

Notícias

27/12/2018 - Pecuária

Integração entre atividades agrícolas garante resultados bem acima da média


Na Zuliani Agropecuária, em Aceguá, no sul do Estado, o arroz, a soja e a pecuária têm o mesmo peso econômico – e dependem uma da outra para alcançarem altas produtividades. A integração entre as atividades, com investimento em tecnologias adaptadas para a região, garantem rendimentos acima da média à propriedade gerenciada por Helio e Ricardo Zuliani, pai e filho. 

Nas lavouras de arroz, colhem mais de 10 mil quilos por hectare – quase 30% acima da média estadual. A soja rende em média 3,6 mil sacas por hectare, cerca de 10% a mais do que a produtividade no Estado. Na pecuária, a diferença de rendimento dos animais de raças britânicas é ainda maior, os 300 quilos produzidos por hectare são o triplo da média.  

– Não existe fórmula mágica. Usamos toda a tecnologia disponível, da melhor forma possível, considerando nossa realidade de clima, solo e ambiente – diz Ricardo, 42 anos.

Embora afirme que não há segredo, a forma de fazer diferente revela-se à medida em que o produtor relata os investimentos na propriedade. Alguns iniciados pelo pai no final da década de 1970, como armazenagem própria.

– Quase ninguém tinha armazéns e secadores naquela época. Isso foi determinante para o negócio. Hoje, temos capacidade de armazenar quase toda a safra, podendo segurar o produto nos momentos de baixa de preço – explica o produtor. 

Soma-se à estrutura, que inclui irrigação em 30% da área de soja e 100% na de arroz, tecnologias aplicadas nas lavouras. Em mil hectares com grãos, a agricultura de precisão está presente em 80% da área, a escolha das sementes é feita a dedo e o manejo de pragas e doenças é minucioso. 

– É um conjunto de ações e cuidados que nos levam a esses resultados. E hoje não faltam informações, a questão é fazer escolhas certas – resume. 

Por Joana Colussi
Fonte: Zero Hora




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.