Notícias

04/03/2020 - Tecnologia

Inovações tecnológicas reduzem custos e aumentam produtividade no campo


Inteligência artificial, drones, softwares, são algumas das tendências que são utilizadas atualmente para a transformação da agricultura.

Pesquisas e protótipos de tecnologias vêm sendo desenvolvidos por empresas e instituições na tentativa de automatizar as atividades no campo e ampliar a competitividade do setor, com a redução de custos e de tempo.

O G1 conversou com o Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, e ele explicou as vantagens de utilizar a tecnologia no agronegócio.

Conheça algumas das vantagens:

Redução do tempo gasto com as atividades
O coordenador explica que, antigamente, caso o produtor quisesse fazer agricultura de precisão, precisaria coletar solos, mapa, cruzar os mapas de vegetação com solos e outras séries informações e, a partir disso, fazer análises de forma manual.

"Atualmente, existem plataformas que fazem isso de forma automatizadas e em questão de minutos." destaca Otávio. Ele explica que isso impacta também no aumento da produtividade.

Maior precisão nas operações agrícolas
De acordo com Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, o uso dos aparatos tecnológicos no agronegócio diminuiu o tempo de tomada de decisão no campo.

Ele explica que para cada processo - manejo, plantação, controle de pragas, venda - o produtor tem novas ferramentas que o auxiliam a conseguir o melhor resultado de forma mais precisa.

Reduz custos e aumenta o lucro
Atualmente, plataformas auxiliam o produtor em todos os processos de forma automatizadas. "Hoje é possível saber, através de algoritmos, a previsão climática, os melhores sensores, o momento ideal para fazer a pulverização ou até se é necessário antecipar colheita, tudo por plataformas digitais.", explica Otávio.

"Um exemplo é a decisão sobre pulverização. Uma plataforma pode informar que o procedimento agendado para uma hora específica deve ser feito mais tarde por causa das condições climáticas previstas. Se fosse feito antes, o processo seria perdido pela chuva e o gasto iria ser desperdiçado, já que o processo teria que ser refeito." aponta.

Ele conclui que, dessa forma, o trabalho vai ser feito na hora certa e os custos serão reduzidos, aumentando assim a lucratividade.

Melhor gestão agrícola da propriedade
Além disso, a tecnologia auxilia os produtores a fazerem negócio de forma mais precisa. Hoje, há a gestão de comércio e gestão das próprias fazendas sendo auxiliadas por plataformas e aplicativos digitais, que ajudam o produtor a cuidar das finanças de acordo com o mercado local.

Por Kethlyn Moraes
Fonte: G1 MT




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.