Notícias

07/10/2020 - Clima

Inmet alerta para calor e baixa umidade em GO, MT, MS, MG, SP e TO


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de onda de calor e baixa umidade para diversos estados. Em relação ao calor, a situação é mais séria no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Já o alerta de baixa umidade foi emitido para Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo o Inmet, o intenso calor em grande parte do território brasileiro ainda resulta do persistente bloqueio atmosférico. "Os ventos subsidentes (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície provocam o tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, valores inferiores a 15%", explica em nota no site do Ministério da Agricultura.

Na segunda-feira (5/10), foi o sexto dia consecutivo de temperatura acima de 43°C em Mato Grosso do Sul e dos 41°C em São Paulo.

"Embora o calor prossiga com força, ainda com potencial de recordes entre o centro-norte de São Paulo e o nordeste de Mato Grosso do Sul, o gradual aumento de umidade, virá em parte através dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico, de áreas de instabilidade e aproximação de frente fria do sul do País nos próximos dias", diz o Inmet. "Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira (9), quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também o centro e Sudeste do País."

Fonte: Broadcast Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.