Notícias

18/08/2020 - Milho

Impulso de exportação leva futuro de milho B3 a recorde


Os números mais fortes do que o esperado de exportação de milho deram um novo recorde para um futuro doméstico de milho brasileiro, à medida que os investidores antecipam um final apertado para a enorme safra de milho do país. Quem afirmou foi Tim Worledge, da Agencia Agricensus, em texto compartilhado pela T&F Consultoria Agroeconômica. 

“O contrato de setembro na bolsa B3, com sede em São Paulo, foi negociado a R$ 60,40 com base em uma saca de 60 kg, segundo fontes do mercado, tornando-se recorde para um contrato à vista e o maior preço já registrado no contrato de setembro. Apesar de ter uma segunda safra consecutiva de cerca de 100 milhões de toneladas, a demanda interna e uma forte demanda de exportação absorveram a oferta disponível do Brasil, impulsionando os valores de base do FOB para cima e dificultando a concorrência do FOB Santos no mercado global de exportação”, comenta ele. 

As ofertas para cargas de agosto e setembro têm sido difíceis de encontrar à medida que o mercado monetário se apertou, apesar dos meses estarem tipicamente entre os mais movimentados para os exportadores, pois coincidem coma conclusão da segunda safra de milho "safrinha" do país. “As ofertas para setembro FOB Santos tiveram um prêmio de 133 centavos para o contrato futuro de setembro na última segunda-feira, com cargas para embarque em outubro oferecidas a 120 centavos em dezembro”, completa. 

“Isso se compara com um prêmio de 41 centavos para carga de setembro e 35 centavos para carga de outubro na mesma época de 2019, de acordo com dados da Agricensus. As exportações de soja dominaram a linha de exportação do Brasil nos últimos meses, diminuindo a capacidade do país de exportar milho, mas, com as exportações de soja agora diminuindo, há sinais de que o ritmo do milho está aumentando em agosto”, conclui.

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.