Notícias

19/09/2018 - Pecuária

Grupo ETCO lança "Boas Práticas de Manejo - Confinamento"


O Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO), da Unesp de Jaboticabal, lançou, na 11ª Conferência Internacional de Pecuaristas (Interconf), o manual “Boas Práticas de Manejo – Confinamento” com recomendações para minimizar o risco de falhas de adaptação dos bovinos ao confinamento e evitar situações que resultem em sofrimento. O documento traz orientações sobre adaptação, processamento e acomodação dos animais, manutenção dos currais, indicadores de falhas, entre outros tópicos.

Segundo os autores do manual, Fernanda Macitelli, Janaina da Silva Braga e Mateus Paranhos da Costa, as recomendações apresentadas têm como base os resultados de pesquisas e experiências práticas vivenciadas em confinamentos comerciais brasileiros nos últimos 10 anos, traçando estratégias de manejo que favorecem o processo de adaptação dos bovinos ao ambiente de confinamento, melhoram as condições do ambiente, com reflexos positivos na saúde e no desempenho dos animais, resultando em maior eficiência produtiva e melhores condições de vida para todos os envolvidos: humanos e animais.

“O bem-estar animal é um tema de grande importância para nós, tendo em vista que os consumidores e a sociedade têm cobrado da cadeia de produção uma postura mais responsável em relação aos animais. Temos desenvolvido diversas ações visando a conscientização e a informação para nossos fornecedores, e o manual é uma delas, que pretende levar estratégias e técnicas que reforcem a importância dos cuidados com os animais, além de garantir eficiência produtiva e sustentável aos produtores”, explica Fábio Dias, diretor de Relacionamento com o Pecuarista da JBS, empresa que patrocina o manual.

O documento pode ser baixado neste link: http://grupoetco.org.br/arquivos_br/manuais/manual-boas-praticas-de-manejo_confinamento.pdf

Fonte: DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.