Notícias

04/10/2019 - Soja

Fim de semana com muitas chuvas para as áreas de soja do país


Não só o fim de semana será chuvoso em todas as áreas agrícolas do país, como os mapas da Somar meteorologia mostram para chuvas também na próxima semana. O Sul do país deve registrar os maiores acumulados e transtornos, enquanto o Sudeste não terá grandes acumulados. Confira a previsão para cada região.

SUL
O fim de semana será bastante chuvoso para o Sul do país. No Rio Grande do Sul são esperados verdadeiros temporais nesta sexta-feira e sábado, com volumes que podem ultrapassar os 40 mm por dia em alguns municípios, como em Passo Fundo. No domingo o estado ainda registrará chuvas, mas com acumulados bem menores, na casa dos 5 mm.

No Paraná as chuvas devem se estender desde esta sexta, até a próxima segunda-feira. No entanto, os maiores acumulados acontecem no sábado na região de Francisco Beltrão com 25 mm. Na sexta e no domingo os volumes não ultrapassam a casa dos 15 mm.

Em Santa Catarina também chove durante todo o fim de semana. Em Chapecó, por exemplo, chove 16 mm nesta sexta, 26 no sábado e 4 mm no domingo. Depois abre uma janela de tempo seco até o próximo sábado.

SUDESTE
As chuvas chegam aos poucos no Sudeste, entrando pelo sul de São Paulo. Ali em Itapeva, por exemplo, chove 5 mm nesta sexta, 3 mm no sábado, 10 no domingo. A semana que vem ainda seguirá com chuvas. NO restante do estado as precipitações chegam no domingo e também se estendem pela próxima semana.

Em Minas Gerais há chance de chover isoladamente em Uberlândia a partir de sábado, com 2 mm e no domingo com 3 mm. No último dia do fim de semana a chuva também atinge Uberaba e Araxá, com 3 mm cada um. Há boas chances de as precipitações se estenderem até a próxima semana.

CENTRO-OESTE
Também chove durante todo o fim de semana no Centro-Oeste do país. Em Mato Grosso do Sul, na região de Campo Grande, chove 5 mm nesta sexta, 8 mm no sábado e 14 mm no domingo. As precipitações também devem persistir na próxima semana.

Em Mato Grosso, chuvas generalizadas em todo o estado. Os acumulados não devem ser grandes em nenhum município, na casa dos 5 mm acumulados por dia. A próxima semana ainda terá chuvas.

Goiás finalmente recebe um pouco mais de chuvas na parte leste. Em Formosa a previsão é receber 2 mm no sábado e 3 mm no domingo. Em Rio Verde, mais ao sul, as chuvas começam com 3 mm no sábado e domingo e se estendem com até 10 mm na próxima semana.

NORDESTE
As áreas de soja da Bahia não devem registrar chuvas no fim de semana. Tão pouco na próxima. No Maranhão, em Balsas, chove apenas 3 mm no sábado, depois o tempo seco e quente reina absoluto durante toda a próxima semana. Também não há previsão de chuvas para as áreas onde serão implantadas soja no Piauí.

NORTE
Na sexta-feira o tempo fica instável e chove em quase toda região norte do país. Não há chance de chuva somente na parte noroeste do Pará e leste de Tocantins. Há chance de chuva intensa com descargas elétricas na região oeste de Amazonas, sudeste de Rondônia e leste do Acre, inclusive em Rio Branco.

No sábado as áreas de instabilidade no Norte se mantém, chuvas com acumulados entre 30 e 60 mm são esperadas para todo o Acre, Rondônia e sul de Amazonas. Descargas elétricas são esperadas no sudoeste do Tocantins. Somente o extremo sudeste do tocantins não deve registrar chuva.

No domingo as condições de chuva se mantém, as regiões com previsão de tempo severo se estende para todo o centro oeste do Tocantins e região central do Pará. Volumes elevados de chuva ainda são previstos para o Acre e centro sul de Rondônia.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.