Notícias

06/05/2019 - Milho

Falta de chuvas pode influenciar no desenvolvimento do milho na região sul de MS


O mês de abril, época importante para o desenvolvimento do milho, registrou pouca chuva na região sul. Em Dourados choveu 45 milímetros, quando a média é 110, segundo o agrometeorologista Ricardo Fiets. Em Maracaju, choveu 58% a menos do que o esperado. Em Bela Vista, houve redução de 43% nas chuvas se comparado à média.

De acordo com Fietz, as chuvas estão mal distribuídas: "Estamos sob a influência de um El Niño de baixa intensidade, tem alguns lugares que tem chovido bastante até, como Bela Vista, mas em Dourados choveu pouco", explica.

O agricultor Dirceu Bortolanza acompanha de perto o desenvolvimento dos 500 hectares de milho que ele cultiva na região de Dourados. O município foi o segundo maior produtor da cultura na última safra, com quase 900 mil toneladas do grão. Mesmo com menos chuva em abril, o agricultor não registrou perdas.

"Diminuiu a temperatura, isso favorece, segura melhor a umidade. O meu milho aqui está dentro do esperado", conta.

Mesmo com a falta de chuva em abril, os produtores estão confiantes. A estimativa da Aprosoja para a safra deste ano é de recorde na produção: quase 9 milhões de toneladas. O que ajuda a manter esse otimismo é a previsão do tempo para maio, a chuva deve chegar no momento mais importante da lavoura, com o milho desenvolvido, e contribuir no enchimento dos grãos.

Por Carlos da Cruz
Fonte: TV Morena




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.