Notícias

23/02/2018 - Milho

Excesso de chuva atrapalha plantio do milho no cerrado


Um corredor de umidade continua posicionado sobre toda faixa centro-norte do Brasil. Com isso, há previsão de chuva em grande parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e em quase todo o Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Pará e Rondônia. Também há possibilidade de que ocorram algumas pancadas bem isoladas sobre a faixa leste da região Sul e de São Paulo, devido aos ventos úmidos que sopram do Atlântico em direção ao continente.
 
Já em grande parte dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o tempo permanecerá aberto e sem previsão de chuvas generalizadas.
 
As chuvas que vêm ocorrendo em grande parte do cerrado atrapalham o pleno andamento da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra, em especial a do milho. Além disso, algumas lavouras de soja do extremo norte do Mato Grosso apresentam altos índices de grãos ardidos e alguns até já apodreceram. É difícil mensurar as reais perdas que isso poderá trazer a produção do estado, mas é fato que vários produtores dessas localidades terão redução nas médias de produtividade.
 
Tendência
O tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias. Somente em meados da semana que vem é que o tempo volta a abrir e, com isso, os produtores conseguirão prolongar seus trabalhos de campo por mais horas durante o dia. Mas, até lá, os trabalhos de colheita e plantio irão ser paralisados ao longo do dia por conta dessas pancadas de chuvas.
 
Já no Sul, o tempo aberto, principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo manterão as condições bastante favoráveis aos trabalhos de campo. Nessas áreas, há previsão de chuva já no inicio da semana que vem, ou seja, até o momento as condições meteorológicas estão bastante favoráveis à produção agrícola.

Fonte: Climatempo




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.