Notícias

07/12/2018 - Soja

Estados Unidos acreditam que China recomeçará a importar soja

Chefe da Casa Branca disse que o país iniciou os preparativos para retornar as compras do grão. Enquanto isso não se confirma preços voltam a cair

O encontro do presidente norte-americano, Donald Trump, com o líder chinês, Xi Jinping, no fim de semana passado já está dando resultados. Segundo o chefe da Casa Branca, Pequim já iniciou os preparativos para retomar as importações de soja e gás natural liquefeito dos Estados Unidos.

Trump disse que esse é um sinal forte enviado pelos chineses ao retornar do encontro na Argentina, no final de semana. “Não quero parecer ingênuo, mas acredito que o presidente Xi foi sério em cada palavra que disse em nossa longa e esperançosa reunião histórica. Todos os assuntos foram discutidos”, afirmou Trump em mensagem no Twitter.

Os Estados Unidos aceitaram no final de semana deixar tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em 10%. Se depois de 90 dias os países não conseguirem chegar a um acordo comercial, essa taxa passará a 25%, segundo a Casa Branca. As negociações abordarão a transferência de tecnologia forçada e a propriedade intelectual.

Bolsa de Chicago abre em queda

Apesar da expectativa da retomada de negócios envolvendo a soja, a falta de procura pelo grão dos Estados Unidos (por parte dos chineses) fez com que a Bolsa de Chicago abrisse mais uma vez em queda, como aconteceu na última terça e quarta-feira (dias 4 e 5).

Os contratos com vencimento em janeiro de 2019 operam cotados a US$ 9,09 por bushel, com perda de 3,75 centavos de dólar por bushel ou 0,41% sobre o fechamento anterior.

Na terça e quarta algo parecido aconteceu, mais cedo, o mercado chegou a realizar parte dos lucros acumulados (abriu em queda) nas últimas sessões, mas voltou a reverter para o território positivo.

Fonte: Soja Brasil




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.