Notícias

26/12/2018 - Milho

Epagri prevê crescimento de 11% na produção de milho


A safra de milho 2018-2019 terá um crescimento de 11% e deverá passar de 2,57 milhões para 2,86 milhões de toneladas, segundo o boletim agropecuário divulgado neste mês pelo Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri. Isso devido a um aumento de 7,5% na área plantada, que passou de 322 mil para 346 mil hectares, além de um ganho de 3% na produtividade, que deve passar de 7,9 mil para 8,2 mil hectares.

Resta saber se a estiagem da primeira quinzena de dezembro não vai impactar na previsão. No entanto, a chegada da chuva na semana passada foi muito importante para as lavouras de milho principalmente no Oeste, que estão em período de floração.

As plantações de soja também foram beneficiadas com a instabilidade, pois estavam começando a sofrer. A criação da oleaginosa não deve ter grande alteração na produção segundo o Cepa-Epagri, que deve ficar estabilizada em 2,4 milhões de toneladas, com um aumento de produtividade de 2,5% compensando a perda de 2,6% na área plantada, que será de 666 mil hectares, contra 684 mil do ano passado.

Na semana anterior, a Secretaria de Agricultura do Estado divulgou a exportação recorde de soja, que atingiu 2,19 milhão de toneladas, aumento de 19% em relação a todo o ano de 2017. O grão foi o segundo produto de exportação de Santa Catarina, respondendo por 12% do total embarcado, com faturamento de cerca de US$ 1 bilhão.

Por Darci Debona
Fonte: nsctotal





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.