Notícias

11/02/2019 - Soja

Embrapa lança três cultivares de soja convencional de alta produtividade


A Embrapa segue na tarefa de auxiliar os produtores com o lançamento de variedades de soja convencionais com alta produtividades para diversas regiões no país. Tanto que até possui um mapa completo com as cultivares já lançadas. Em janeiro deste ano a Embrapa lançou, em conjunto Caramuru Alimentos, três cultivares de soja convencional de alta produtividade para o estado de Goiás.

As cultivares possuem tipo de crescimento indeterminado, resistência ao acamamento, ótima estabilidade de produção e alto potencial produtivo. Entre os destaques das cultivares estão

1 – ótima estabilidade de produção apresentada pela BRS 517

2 – alto potencial produtivo da BRS 519

3 – precocidade da BRS 533

“As cultivares de soja convencionais da Embrapa, além de apresentarem excelente potencial de produtividade, podem ser utilizadas para refúgio de áreas com predomínio de soja com tecnologia Intacta”, destaca o pesquisador da Embrapa Soja, Roberto Kazuhiko Zito.

Segundo a Embrapa, atualmente, o produtor tem poucas opções para utilizar nas áreas de refúgio. Por isso, as cultivares poderão atender a essa demanda com bastante eficiência. “Além disso, por serem convencionais, é possível obter prêmio na comercialização dos grãos”, reforça Marcos Melo, gerente de insumos da Caramuru.

Cultivares em todo o país
A Embrapa se preocupa bastante em oferecer alternativas para quem pretende plantar soja convencional no país ou mesmo fazer o refúgio. Tanto que desde 2009 desenvolve ações neste sentido, junto com a Aprosoja, através do programa Soja Livre.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, que também é um dos membros do grupo gestor do Programa Soja Livre, todos os anos são promovidos eventos para apresentar as novas opções de cultivo com alto potencial produtivo, resistência aos nematoides de cisto e de galha, dentre outras características importantes que contribuem para o aumento da renda do produtor. “Estas características chamam a atenção dos produtores de soja convencional e também daqueles que precisam solucionar seus problemas a campo e aumentar sua margem de lucro”, destaca Brogin.

Consulte o mapa e verifique quais atendem a sua região: http://tempuri.org/tempuri.html

Fonte: Projeto Soja Brasil/Canal Rural 





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.