Notícias

07/05/2020 - Soja

Embrapa lança soja para região fria do Brasil


A cultivar de soja BRS 5804RR é o lançamento da Embrapa para a região fria do Brasil. Um dos destaques da cultivar é sua resistência à podridão radicular causada por fitóftora, problema recorrente nas lavouras da Região Sul. O potencial de rendimento da soja está acima de 100 sacas por hectare. A cultivar está indicada para a Macrorregião Sojícola 1, que abrange os estados do RS, SC e regiões frias do PR e SP.

A soja é a maior fonte direta de renda em cultivos de grãos no Sul do Brasil. Os excelentes preços recebidos pelos produtores nos últimos anos aceleraram a incorporação de inovações envolvendo cultivares cada vez mais precoces, antecipação de épocas de semeadura, arranjos de plantas mais precisos e novas estratégias de proteção de plantas. Atender as novas exigências dessas condições de cultivo passou a ser crucial para a presença da Embrapa no mercado de tecnologias.

De acordo com o pesquisador Paulo Bertagnolli, da Embrapa Trigo, um dos diferenciais da cultivar BRS 5804RR é a amplitude de semeadura, adaptada a plantios tanto no início quanto no final da época recomendada, quando demonstrou diferencial significativo em produtividade comparada a outros materiais de mesmo ciclo. 

“A cultivar foi testada em 22 locais durante três anos e mostrou-se realmente superior às testemunhas, com rendimentos que ultrapassaram os 6 mil kg/ha”, conta o pesquisador, lembrando que a ampla janela de semeadura permite o escalonamento de plantio ou mesmo o replantio em situações de adversidade climática.

Fonte: Campos Gerais Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.