Notícias

28/02/2019 - Soja

Elmar Floss defende sobre-semeadura na soja com mix de cobertura para interromper o ciclo de doenças


Elmar Floss, doutor em agronomia e especialista em fisiologia e nutrição de plantas, destacou ao Notícias Agrícolas que o plantio da soja deve ser feito "com calma, sem pressa", utilizando sementes de qualidade, tratadas industrialmente, com um bom inseticida e um bom fungicida.

Para ele, esse plantio deve ser feito no máximo a 6km/h, para que haja uma distribuição horizontal mais uniforme e uma distribuição adequada na vertical. Se correr demais, o produtor pode correr o risco de ter sementes por cima ou sementes muito fundas. O fundamental é ter uma população ideal de plantas produtivas.

O Brasil está produzindo cada vez mais e os rendimentos estão subindo. As plantas precisam de mais nutrientes, ao mesmo tempo em que o ciclo das culturas está diminuindo. Para tal, ele acredita que deve-se eliminar os impedimentos físicos e químicos do solo para que a planta crie mais raiz e absorva mais nutrientes.

Outro fator de importância, segundo ele, é o controle biológico do solo. Deve-se ter uma atenção para a matéria orgânica e para o plantio de cobertura, com várias espécies associadas.


Por João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte Notícias Agrícolas - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.