Notícias

12/02/2020 - Pecuária

É tempo de euforia no setor de cria


O retorno do movimento altista no mercado do boi gordo, aliado ao processo de recuperação das primeiras pastagens neste período de safra, gerou uma onda de otimismo aos criadores de bezerro, garrote, entre outras categorias da reposição.

Os produtores que trabalham com a venda de animais jovens esperam fechar bons negócios daqui para frente, aproveitando ao máximo o atual período de consolidação da fase de alta do ciclo pecuário.

A baixa oferta de animais de reposição, devido ao abate excessivo de fêmeas nos anos anteriores, também pode contribuir para o aquecimento dos preços.

Do lado dos compradores, a esperança de novos solavancos nos preços internos do boi gordo também deixa os recriadores e invernistas confiantes em realizar bons negócios nos leilões de gado de reposição.

O mais recente boletim de pecuária do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que, desde outubro de 2019 até a primeira semana de fevereiro, valor do bezerro de 12 meses de idade subiu 17% no Mato Grosso, para R$ 1.602,61 por cabeça. Neste mesmo intervalo de comparação, o preço do garrote teve aumento de 21%, para R$ 1.947,48 por cabeça.

Este movimento de alta na reposição, observa o Imea, tem ocasionado cautela de compras do lado recriador/invernista, uma vez que a arroba do boi gordo está em um momento sem grandes oscilações.

No entanto, os analistas do instituto acreditam em retomada dos negócios com reposição, justamente na esteira do aquecimento dos preços da arroba do boi gordo. “Com as chuvas e as pastagens em boas condições para manter a engorda do boi, demanda aquecendo e exportações ainda respondendo, a oferta vem se restringindo e revertendo este cenário, o que pode aflorar o apetite do produtor e os negócios para o criador”, relata o boletim do Imea.

Por Denis Cardoso
Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.