Notícias

04/03/2020 - Outros

É o melhor momento para comprar fertilizantes?


O banco multinacional holandês Rabobank, analisou a queda nos preços dos fertilizantes mais usados agricultura brasileira  nos últimos doze meses. Segundo o analista Matheus Almeida, os preços mostram que é um bom momento para o produtor começar a entrar no mercado.

“É preciso fazer algumas pesquisas de preço e considerar exatamente travar o custo da produção da próxima safra”, afirma ele.

Os dados apontados pela pesquisa, mostram que ao longo de 2019, ocorreu uma queda importante nos preços dos fertilizantes, por conta do excesso de oferta, que gera oportunidades. “A desvalorização do real suaviza a queda no preço do mercado internacional. A desvalorização do real também trouxe boas oportunidades para produtor fazer a venda dos seus produtos para o mercado”, explica Almeida.

Além disso, Almeida explica ainda que quando se trata de relação de troca entre valor de venda do produto e a compra do insumo, o mercado obteve ganhos positivos.”Como no caso da soja por exemplo, de 21% de melhora no poder de compra nos últimos doze meses, no caso do milho essa melhora chega até 50% dependendo da formulação de compra e no ramo do café de 25% de melhora no poder de compra”, disse.

O analista ainda aconselha “é um momento interessante para entrar no mercado e estar fazendo algumas cotações”, mas alerta sobre um possível risco “o problema é quando você tem um cenário de alta volatilidade, pois há certas incertezas que podem ocorrer quando projetamos o mercado.

“Então se o produtor tentar fazer uma venda considerando o câmbio atual de R$ 4,50 e se num futuro próximo o câmbio por algum motivo desvalorizar, ele comprará os insumos desvalorizados, em um  patamar diferente daquele que ele travou. Então a ideia é sempre o produtor tentar travar essa margem em relação de troca fazendo a compra e a venda casada em uma mesma moeda”, diz.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.