Notícias

20/08/2019 - Cana

Drones devem substituir aeronaves na pulverização agrícola dentro de poucos anos


Popularizados no início da década, os drones e VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) encontraram seu espaço na agricultura moderna. Nos dias atuais, eles disputam o espaço aéreo sobre as lavouras com as aves de rapina e possibilitam outra visão aos agricultores no campo.

Seu espectro de uso é bastante amplo. Do preparo do solo à colheita. Na cana-de-açúcar, a tecnologia pode ser utilizada para localizar áreas de mato competição, emitir mapas de linha de colheita, identificar falhas de plantio, liberar parasitoides para controle biológico, detectar anomalias, realizar projetos topográficos e mensurar locais atingidos por incêndios.

Anteriormente realizada com o auxílio de helicópteros, a aplicação localizada de defensivos para o manejo de plantas daninhas encontrou na tecnologia de drones um grande aliado, mais versátil, de fácil utilização e com custo relativamente inferior. Essas aeronaves podem aplicar o herbicida apenas onde há necessidade, resultando numa economia de produto que pode chegar a mais de 50%.

Nos dias 11 e 12 de setembro, o consultor e proprietário da Baldan Soluções Integradas, Edson Baldan Júnior, estará presente no 3º INOVACANA para apresentar aos participantes todas as vantagens dessa tecnologia, já utilizada em dezenas de fazendas e usinas espalhadas pelo Brasil. O evento é uma idealização do Grupo IDEA e será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP.

Segundo o consultor, diversas são as vantagens da utilização de drones em detrimento dos helicópteros. Aplicação direcionada apenas sobre as reboleiras, menor risco de deriva para culturas vizinhas e maior facilidade para formação de mão de obra são alguns dos pontos levantados por Baldan. “Sem falar no valor de aquisição da tecnologia, que pode chegar a apenas 10% do custo de uma aeronave.”

Por CanaOnline
Fonte: RVTV





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.