Notícias

05/06/2018 - Cana

Dobradinha "palha e frio" atrapalha desenvolvimento de plantações


Com a queda da temperatura em algumas regiões canavieiras, como no estado do Paraná e Sul de São Paulo, o manejo adequado da palha – proveniente da colheita mecanizada de cana crua – torna-se ainda mais importante. A presença dessa biomassa na linha de cana pode proporcionar alguns prejuízos para o desenvolvimento das lavouras.

Um dos problemas provocados pela palha, principalmente em locais mais frios, é o de dificultar a brotação das soqueiras. “Além disso, favorece o alojamento e o desenvolvimento de pragas, como a cigarrinha das raízes”, alerta o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

A utilização de um implemento adequado realiza a operação de retirada da palha de maneira eficiente – observa. A palha removida da linha é adicionada, nesse caso, ao volume da biomassa na entrelinha.
Para a execução dessa prática, a DMB disponibiliza para o mercado o desenleirador de palha de cana crua, que apresenta a simplicidade operacional como um dos seus diferenciais.

Este implemento pode ser usado também para o afastamento da palha das linhas da cana antes da adubação de soqueira em superfície, evitando que parte do adubo aplicado fique sobre a palha.

O desenleirador, fabricado pela DMB, é composto por 6 rodas – com 28 dedos flexíveis cada uma – distribuídas em 3 conjuntos oscilantes, com regulagem de espaçamento e inclinação dos discos. Essa característica permite regular a largura da faixa do afastamento da palha.
O modelo possui ainda duas rodas de ferro estabilizadoras que liberam a ação do sistema hidráulico do trator para que seja mantida a altura de trabalho do implemento.

O desenleirador foi projetado para apresentar baixa manutenção, qualidade e eficiência operacional. Para os deslocamentos entre as áreas, o implemento possui inclusive pontos para fixação dos braços oscilantes, o que evita que o efeito alavanca cause algum dano em sua estrutura.

Os dedos flexíveis das rodas do desenleirador são interligados por um cabo de aço com terminal. Em decorrência disto, não ocorrem perdas desses componentes na lavoura caso ocorra alguma quebra.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS

Por Renato Anselmi
Fonte: Cana Online




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.