Notícias

23/05/2019 - Soja

Diminui venda de soja e aumenta a de milho na safra 2018/19


Chegou a 58% da produção esperada a comercialização da safra de soja na temporada 2018/19 até o último dia 10 de maio, informa a DATAGRO Consultoria. De acordo com essa agência, o índice ficou bem abaixo dos 64% registrados na safra passada. O número também é menor na comparação com os 68% registrados em 2016, além dos 61% da média normal de cinco anos. 

De acordo com o chefe de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Jr, o menor ritmo das vendas está relacionado com a queda nos preços da commodity. “A aceleração das vendas neste último mês esteve ligada à postura mais agressiva de venda pelos produtores”, destaca ele.

MILHO
O levantamento da DATAGRO Consultoria também mostra que 45% da produção de milho de verão já foi negociada. Isso representa um avanço diante dos 32% observados há um mês, e também 44% maior em igual momento do ano passado. Em relação à safra de inverno de milho 2019, 44% da produção estimada já está comprometida pelos produtores, contra 39% no mês anterior. 

O ritmo está bem avançado em relação aos 32% de igual momento do ano passado, e praticamente estável sobre os 44% da média normal. Em relação ao avanço nas negociações, Flávio Roberto de França Jr diz que se pode observar uma expectativa de preços menores diante da safra maior para o milho, além de lentidão nas vendas da soja.

PREÇO
Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, a tendência de alta do milho pode esbarrar em dois fatores: a queda dos preços do suíno e do boi e o excesso de oferta. Tratam-se de dois dos seus três principais demandantes, suíno e boi gordo, cujos preços recuaram 0,24% e 0,65%, respectivamente, nesta terça-feira. 

“Contudo, o maior consumidor de milho ainda é o frango, cujo preço subiu 0,20% nesta terça e 2,48% no mês, garantindo a demanda. Além disso, o excesso de oferta de milho no momento é outra razão”, comenta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.