Notícias

19/08/2020 - Soja

Dicas de plantio para obter uma colheita de sucesso


O mundo passa por um momento sem precedentes. Nesse contexto, uma das poucas certezas que nós temos é que o agronegócio precisa continuar trabalhando para alimentar as 7 bilhões de pessoas que aqui habitam. Mais do que nunca, o agricultor precisa focar no que ele tem controle, ou seja, o que acontece da porteira para dentro, pois lá fora tudo pode mudar a qualquer momento.

O plantio de soja, na maioria das regiões aqui no Brasil, começa em setembro. Porém, tendo em vista todos os desafios impostos pelo avanço do coronavírus pelo mundo, é preciso estar atento e tomar algumas medidas desde já, pois deixar para a última hora pode ser um enorme risco para seu negócio.

Sendo assim, gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ajudar você a obter um plantio mais saudável e sem dores de cabeça, garantindo uma colheita muito mais rentável e produtiva:

Comece agora – antecipe suas decisões desde já. Os preços estão favoráveis e as negociações de venda da próxima safra já estão em andamento. Fique de olho.

Pense na logística – se você planeja comprar um produto ou solução para usar apenas em setembro, não pode esquecer que, por conta dessa pandemia, as exportações e as áreas alfandegárias estão bastante prejudicadas. Isso pode atrasar o seu plantio e acarretar prejuízos.

Controle os seus gastos – com o uso de algumas soluções, você pode economizar muito dinheiro, ao mesmo tempo em que aumenta sua produtividade. Um exemplo prático é uma solução chamada Trimble WeedSeeker, capaz de localizar com precisão uma planta daninha. Sendo assim, o herbicida é aplicado apenas onde realmente é necessário, gerando uma economia de até 90%, além de redução de água e combustível. A economia é tão grande, que, na maioria das vezes, em poucos meses, essa redução paga o investimento. E temos de concordar que o preço dos insumos só cresce, não é mesmo?

Invista em tecnologia - sei que pode até parecer arriscado falar de qualquer investimento nesse momento, mas é necessário. O principal desafio do agricultor é produzir mais e gastar menos. E isso só se intensifica durante as crises. Existe uma gama gigantesca de soluções disponíveis que podem te ajudar a aumentar a produtividade e reduzir custos. A Trimble oferece aos agricultores de todo o País soluções para todos os tipos e tamanhos de propriedade, pois, aqui, não basta ser um bom produtor. É preciso ser ótimo, porque os problemas de logística, infraestrutura e fiscais, que batem à sua porta todos os dias, exigem muito mais eficiência do que diversos outros países. 

Por Bruno Sartori, coordenador de treinamento da Trimble Agricultura no Brasil
Fonte: Revista Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.