Notícias

25/03/2020 - Clima

Confira a previsão do tempo para as áreas produtoras de milho segunda safra


De acordo com a Somar Meteorologia, as áreas produtoras do milho segunda safra em Mato Grosso do Sul e no Paraná continuam sendo prejudicadas pela baixa umidade disponível no solo da região. Para as próximas 24 horas, a expectativa é de tempo firme para todo o Centro-Sul.

Em Mato Grosso do Sul, a umidade no solo fica em torno de 30% a 40%, sendo que o índice mínimo tolerável para o bom desenvolvimento nas lavouras seria de 60%. Chegou até a chover em algumas áreas, como no noroeste do estado, onde os níveis ficam chegaram até a 80%. Em compensação, o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul contam com apenas 30% de umidade.

No Paraná a situação é semelhante. A as áreas no noroeste do estado contam apenas com 40% de água disponível no solo; o resto do estado tem com uma situação mais confortável.

Esses locais com baixa umidade do solo são regiões onde não ocorrem chuvas significativas há muitos dias. Em Mato Grosso do Sul, alguns municípios contabilizam mais de 20 dias sem chuva agrícola. O estado conta com uma má distribuição de chuva.

Em Cassilândia, no oeste do estado, por exemplo, foi contabilizado um volume de chuva elevado nos últimos três dias, com níveis de 160 milímetros no período, sendo que a previsão para os últimos 30 dias era de 300 milímetros.

Já em Dourados, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, os volumes foram bem menores, contabilizando apenas 30 milímetros nos últimos 30 dias. Essa instabilidade é o principal fator de prejuízo para o do milho segunda safra.

Chuva prevista
Para o período de 24 a 28 de março, o retrato é o mesmo das próximas 24 horas. A chuva se concentra na metade norte do Brasil, com volumes elevados no interior do Matopiba, devido ao avanço de uma frente fria. No Centro-Sul não há previsão de chuvas além de pancadas no norte de Mato Grosso do Sul.

Retorno das chuvas 
Em Dourados, a chuva retorna apenas no dia 29 de março, contabilizando 182 milímetros nos 30 dias seguintes e 22 dias com chuva no período.

Em Cascavel (PR), a situação é semelhante, com a chuva retornando apenas no dia 29 de março. São previsto 187 milímetros nos próximos 30 dias, com 19 dias de chuva. Não existe risco de geada; a menor mínima prevista é de 12°C na região.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.