Notícias

11/05/2018 - Soja

Conab confirma supersafra recorde de soja no Brasil


Entidade acredita que produção brasileira da oleaginosa irá alcançar 117 milhões de toneladas, incremento de 2,6% ante a temporada anterior. Confira a estimativa para seu estado.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou nesta quinta (10), que o Brasil deverá mesmo registrar a maior colheita de soja de sua história com 116,9 milhões de toneladas. Em comparação com a temporada anterior (114 milhões de toneladas) o resultado representa um incremento de 2,6%.

Esse resultado não surpreendeu o mercado, já que muitas consultorias divulgavam, desde o ano passado, volumes superiores a estes 116 milhões de toneladas. No entanto, a Conab se mostrava mais conservadora em seus levantamentos. Segundo a entidade, o resultado se deve não só ao aumento da área, como a melhora nas estimativas de produtividade da região do Matopiba.

O Matopiba puxou o crescimento da produção de soja da região Nordeste para o alto, com o maior incremento do país, 11%. Sendo que o Maranhão aumentou sua produção em 18%, o Piauí em 17% e a Bahia com 5%.

Já a região Sul foi a que registrou o pior desempenho, com queda de 5,5% na produção da soja. Por lá, apenas Santa Catarina deve apresentar um resultado positivo, os outros dois estados tiveram quebra por conta do clima.

Individualmente Mato Grosso segue como maior produtor nacional da oleaginosa com o recorde de 31,8 milhões de toneladas produzidas. O Paraná apesar da queda de 2,6% da produção segue como segundo maior produtor, com 19 milhões de toneladas.

Por: Daniel Popov

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.