Notícias

25/09/2019 - Tecnologia

Como a agricultura digital avança nos principais países produtores de alimentos


O avanço da agricultura digital no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e na Holanda foi comparado durante o 5º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América). O evento teve início ontem (24/9) em Não-Me-Toque, no norte do Estado, considerada a capital nacional da agricultura de precisão.

Professor da Kansas State University, dos Estados Unidos, Ignácio Ciampitti falou sobre como os produtores americanos estão integrando o uso de tecnologias:

— Os agricultores precisam de soluções que entreguem algo. Os dados devem virar ações.

Para o pesquisador americano, os produtores precisam ser preparados para abraçar mudanças que tragam vantagens em torno de novas ferramentas digitais.

Sobre a agricultura holandesa, o professor Corne Kempenaar, da Universidade de Wageningen, destacou a posição ocupada pelo país europeu, de segundo maior exportador mundial de alimentos.

— Quase 70% do que produzimos é exportado. E estamos falando de apenas dois milhões de hectares de produção de leite, vegetais, flores e frutas — enumerou.

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Antônio Luís Santi falou sobre o momento promissor em torno das novas tecnologias:

— O importante não é a quantidade de dados, e sim, o que fazemos com as informações que realmente importam.

Sobre a agricultura digital na Argentina, o pesquisador Fernando Miguel Scaramuzza, do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA), destacou que os avanços se deram também com o crescimento dos satélites:

— A gestão de informações com plataformas inteligentes e uso de satélites é um caminho sem volta.

Com cerca de mil participantes, o evento termina hoje (25/9) com debates em torno da agricultura 4.0, big data, inteligência artificial e uso de drones.

Por Joana Colussi
Fonte: Zero Hora - Campo e Lavoura - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.