Notícias

23/07/2018 - Algodão

Começa a colheita do algodão em Mato Grosso


Começou a colheita do algodão em Mato Grosso, o maior produtor do país. A previsão é de uma boa safra. Em Campo Verde, no sudeste do estado, o agricultor André Maraschin investiu mais na safra para controlar o bicudo – a principal praga dos algodoeiros. No ciclo passado, o produtor fez 17 aplicações de defensivos em uma área de 320 hectares. Este ano foram necessárias sete pulverizações a mais.

O bicudo é um besouro que surge principalmente quando os primeiros botões florais estão em formação. O inseto costuma fazer furos nas maçãs do algodoeiro, onde deposita os ovos. As larvas que vão nascer se alimentam e destroem as maçãs.

Embora o inseto tenha provocado custos maiores na lavoura, Maraschin diz que o investimento compensou. Nesta safra, a produtividade está maior.

A estimativa é de que o estado produza mais de 1,3 milhão de toneladas de pluma – 22% a mais do que na safra passada.

Em outra fazenda, em Primavera do Leste, o agricultor Valmir Aquino espera colher cerca de 125 arrobas de algodão em pluma por hectare – 5% a mais do que na última safra. “A chuva cortou exatamente no momento que começou a abrir os primeiros capulhos. Não tivemos capulho com chuva. Quase não tivemos apodrecimentos. Conseguimos ter uma planta toda bem formada”, explica.

A arroba do algodão está valendo R$ 106. Na mesma época do ano passado era vendida por R$ 78.

Por Márcio Falcão
Fonte: Portal G1




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.