Notícias

06/06/2019 - Milho

Com melhor desempenho das lavouras, produção de milho deve saltar 10% em MT


Enquanto a colheita do milho avança em ritmo recorde em Mato Grosso, as perspectivas com a safra aumentam. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária revisou para cima a produção prevista no estado, que agora deve passar de 30,44 milhões de toneladas. A nova estimativa representa um aumento de um milhão de toneladas de milho na comparação com o que era projetado há um mês, e corresponde a um crescimento de 10,3% na comparação com o volume colhido no ciclo anterior.

O avanço é resultado direto do melhor desempenho dos milharais. Nesta safra mais de 95% das lavouras foram semeadas antes do fim do mês de fevereiro, dentro da janela considerada ideal. Além disso, as plantações foram favorecidas pelo bom regime de chuvas durante da fase de desenvolvimento. Pelas contas do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade média no estado deve chegar a 107,03 sacas por hectare, quatro a mais do que era previsto até então.

A análise destaca ainda que grande parte das regiões deve registrar recorde na produtividade, destacando as estimativas para o nordeste e sudeste do estado, que “apresentaram o maior reajuste em relação à safra 17/18: 17,65% e 12,69%, respectivamente”. Vale lembrar, no entanto que na safra anterior “ambas as regiões foram prejudicadas pelo corte de chuvas”.

O texto destaca que apesar da ajuda do tempo na maior parte do ciclo, em praticamente todas as regiões há relatos de “milho avariado”, prejudicado por causa do excesso de umidade e da falta de luminosidade. Como a colheita ainda está no início, “os avanços dos próximos meses serão decisivos para a consolidação dos rendimentos, tanto em função das condições climáticas durante a colheita, quanto no desenvolvimento das cultivares tardias”.

Caso confirmada, a produção prevista será a segunda maior já colhida em Mato Grosso, atrás apenas da safra 2016/17, que chegou a 30,45 milhões de toneladas do grão.

Por Luiz Patroni
Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.