Notícias

19/07/2018 - Café

Colheita de café avança, mas continua abaixo da média para o período


A colheita de café atingiu 61% da área semeada na safra 2018/2019 na terça, dia 17, aponta a Safras & Mercado. O levantamento semanal da consultoria demonstra que apesar de diminuir o atraso, avançando oito pontos percentuais, os trabalhos de campo continuam aquém do ciclo anterior e da média dos últimos cinco anos (65% e 64%, respectivamente). Em sacas, o número significa que 36,91 milhões de 60,5 foram colhidas até o momento.

Segundo o consultor Gil Barabach, o clima seco voltou a ajudar e os trabalhos de colheita andaram bem na última semana. “Destaque para o bom avanço no conilon. A colheita de arábica anda alinhada com a média para o período”, comenta.

O arábica teve bom avanço e alcança 52% da safra, contra 57% em igual época do ano passado e 53% para média do período.

“Os trabalhos com conilon, apesar da boa acelerada, continuam atrasados em relação ao normal para período”, diz o consultor. A colheita desta variedade está em torno de 86% da safra projetada, comparada a 93% em igual época do ano passado e 96% de média.

No Cerrado

Depois de um começo mais lento, com atraso em função de chuvas, a colheita está dentro da normalidade para o período, alcançando 35%, de acordo com o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis.

Para ele, está mantida a expectativa de que a produção local deve chegar a 7 milhões de sacas de 60 quilos, com incremento de 55,5% contra a safra anterior, indicada em 4,5 milhões.

Quanto à comercialização na região, o mercado está praticamente parado com as cotações desfavoráveis na Bolsa de Nova York para o arábica. O dirigente estima que os produtores já venderam 95% da safra remanescente 2017/2018, e negociaram em torno de 20% da safra atual, incluindo grãos para entrega futura.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.