Notícias

25/03/2020 - Outros

CNA: Logística, comercialização e crédito rural são principais problemas


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicou que diante da crise do novo coronavírus, o produtor rural está passando por três grandes problemas: de crédito rural, comercialização e logística.

Bruno Lucchi, superintendente técnico da entidade, ressalta que agricultores relatam dúvidas sobre como os pagamentos de parcelas que estão para vencer devem acontecer, já que as instituições financeiras estão fechadas. Outra dúvida é se haverá prorrogação das dívidas.

“Há uma dificuldade para enquadrar o perfil do produtor [nessa prorrogação] porque não vai dar para colocar todos, se não vai faltar dinheiro”, diz.

Comercialização
Lucchi comenta ainda que produtores rurais apresentaram grandes dificuldades em comercializar a produção e pedem linhas de crédito rural para capital de giro, com o objetivo de realizar os pagamentos das contas. 

“Muitos têm que pagar imposto, insumos e precisam de fôlego para não se endividar. Essa é uma linha emergencial que vamos atrás. A outra medida que queremos é prorrogar as parcelas de financiamentos de custeio e investimento dos próximos meses”, conta o superintendente.

Produtores de leite, por exemplo, relataram dificuldades na comercialização. Já os laticínios viram as vendas de queijos para restaurantes e bares diminuírem drasticamente. 

“Estamos tentando dar outras soluções. A CNA tem feito contato com varejistas para que elas possam receber produtos do próprio produtor”, diz. Outra possibilidade, aponta, seria o mercado de aplicativos. Para isso, as empresas especializadas em entregas afirmam que se houvesse um centro de distribuição dos produtos agrícolas, o negócio seria viável. 

Logística
Outro problema enfrentado se refere à logística. A CNA relata dificuldades de entregas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. “Quem trabalha com café, está com dificuldade na parte de movimentação dos insumos”, comenta. Há problemas também com lojas agropecuárias fechadas.

A CNA orienta que o setor use o decreto 10.282 publicado na sexta-feira, 20, que define a produção e distribuição de alimentos como atividades essenciais, para conseguir a resolver a situação.

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.