Notícias

29/08/2018 - Clima

Clima muda nesta quarta na região Sul, com possível queda de granizo


A quarta-feira, dia 29, começa com tempo firme e temperaturas mínimas em elevação, na região Sul do Brasil. Durante a tarde a nebulosidade aumenta, mas devido aos ventos quentes predominantes do quadrante norte, a temperatura se eleva, com sensação de calor em algumas áreas do interior. Porém, é no fim do dia que o tempo muda na metade sul do Rio Grande do Sul e novas áreas de instabilidade se formam e provocam chuvas nessa região. Na fronteira oeste e sul, a chuva vem acompanhada de trovoadas, rajadas de ventos e possível queda de granizo.

A quinta-feira, dia 30 será marcada pelo avanço de uma nova frente fria. Desta forma, o tempo fica fechado com chuva a qualquer hora em todo o Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, por isso as temperaturas não sobem, entretanto, o frio não será tão intenso quanto no fim de semana. Quanto às chuvas, os maiores volumes ficam restritos à divisa com Uruguai e fronteira oeste com a Argentina. Nessas localidades, as tempestades vêm seguidas de descargas elétricas com chances de granizo e alto volume de chuva que podem trazer novos prejuízos aos triticultores. Entre o norte de Santa Catarina e o Paraná o tempo fica firme e as temperaturas mais elevadas.

SUL

A quarta-feira começa com tempo firme e temperaturas mínimas em elevação, se comparado ao dia anterior. Durante a tarde a nebulosidade aumenta, mas devido aos ventos quentes predominantes do quadrante norte, a temperatura se eleva, com sensação de calor em algumas áreas do interior, especialmente oeste dos estados e norte gaúcho e paranaense. No leste de Santa Catarina e do Paraná o dia começa com nevoeiro, mas que deve se dissipar ainda pela manhã. Porém, é no fim do dia que o tempo muda na metade sul do Rio Grande do Sul e novas áreas de instabilidade se formam provocando chuva nessa região. Na fronteira oeste e sul, a chuva vem acompanhada de trovoadas, rajadas de ventos e possível queda de granizo.

SUDESTE

A quarta-feira vai ser mais um dia de tempo seco em grande parte do Sudeste, apenas com risco de chuva entre o leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Atenção para as áreas litorâneas do estado capixaba. A chuva é frequente e como os acumulados foram elevados no dia anterior há risco para deslizamentos de encostas. As temperaturas continuam a subir no Sudeste, por conta do predomínio do sol, porém o amanhecer segue ameno e algumas áreas mais elevadas, até com sensação de frio.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, o tempo segue instável no noroeste do Mato Grosso devido às instabilidades tropicais do Norte do país. Enquanto isso, nas demais áreas, o tempo firme predomina e as temperaturas seguem bastante elevadas e com baixa umidade relativa do ar, o que favorece chance para novos focos de queimadas.

NORDESTE

A chuva frequente continua no Recôncavo Baiano na quarta-feira, com volumes que podem ser expressivos, alcançando até mesmo o litoral sul do estado. No Maranhão chove apenas no litoral oeste. Chove a qualquer hora do dia devido aos ventos úmidos que sopram do mar até o litoral da Paraíba. Nas demais áreas, tempo firme, calor e baixa umidade relativa do ar.

NORTE

Na quarta-feira, as instabilidades seguem se espalhando pela região e a chuva retorna sobre todo o estado de Rondônia e do Acre. Aliás, a chuva ocorre de forma mais intensa e acompanhada por trovoadas em Porto Velho. Por outro lado, nada de chuva em Tocantins e no centro-leste do Pará.

Quinta-feira

SUL

A quinta-feira será marcada pelo avanço de uma nova frente fria. Desta forma, o tempo fica fechado com chuva à qualquer hora em todo o Rio Grande do Sul e até o fim do dia no sul de Santa Catarina, por isso as temperaturas não sobem, entretanto, o frio não será tão intenso quanto no fim de semana. Quanto às chuvas, são esperados elevados volumes acumulados, ventanias e potencial para granizo. Nessas localidades, as tempestades vêm seguidas de descargas elétricas. Entre o norte de Santa Catarina e o Paraná o tempo fica firme e as temperaturas mais elevadas.

SUDESTE

Na quinta-feira o tempo segue firme em grande parte do Sudeste e o sol predomina com poucas nuvens. Além disso, as temperaturas sobem e faz calor em várias áreas da região. Apenas no Espírito Santo é que ainda tem instabilidades por causa dos ventos úmidos que chegam do mar. O volume de chuva diminui no litoral, mas o potencial para transtornos continua devido ao solo encharcado. As temperaturas ficam mais elevadas que nos dias anteriores.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira o tempo continua firme em grande parte da região Centro-Oeste do país. No noroeste do Mato Grosso ainda tem chance para chover isolado, mas com possibilidade para trovoadas. Um ar mais quente de norte deixa as manhãs com sensação de calor com mínimas que chegam a 27°C em partes do Mato Grosso. As máximas não são diferentes e faz calor, podendo chegar próximo aos 40°C em boa parte da região.

NORDESTE

Na quinta-feira o tempo firme continua na maior parte do Nordeste, com sol, poucas nuvens e temperaturas bastante elevadas, o que favorece os baixos índices de umidade relativa do ar. Nas áreas litorâneas da faixa leste nordestina e municípios próximos a elas o sol também aparece ao longo do dia, mas ainda tem muitas nuvens e condição para chover fraco a qualquer hora do dia.

NORTE

Na quinta-feira o tempo segue firme no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas da região o sol também aparece e ajuda a elevar as temperaturas, o que mantém a sensação de tempo abafado. Além disso, tem muita umidade e essa combinação de calor e temperaturas altas forma nuvens carregadas, por isso chove a qualquer hora do dia, com potencial para trovoadas.

Sexta-feira

SUL

Na sexta-feira a chuva mais intensa segue concentrada no oeste e metade sul do Rio Grande do Sul, com acumulados expressivos nas fronteiras com a Argentina e o Uruguai. Nas demais áreas gaúchas também chove, mas com acumulados menores que nos dias anteriores. A chuva consegue avançar também por todo estado de Santa Catarina e grande parte do Paraná, com acumulados menos expressivos. No centro-norte paranaense o tempo continua firme, apenas com variação da nebulosidade. Nas áreas onde tem previsão de chuva as temperaturas não devem subir ao longo do dia e a sensação chega a ser de frio no interior gaúcho. Já nas áreas do norte do Paraná, o predomínio de sol e os ventos do quadrante norte favorecem a sensação de calor na parte da tarde.

SUDESTE

Na sexta-feira a chuva perde intensidade no Espírito Santo e o risco para transtornos diminui. Nas outras áreas da região, o destaque são as temperaturas que devem ficar bem elevadas, por causa dos ventos que sopram do quadrante norte. A umidade relativa do ar cai abaixo do ideal no norte paulista e no interior mineiro. Durante a noite, por causa do tempo aberto, as temperaturas diminuem.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira a condição de chuva é ainda menor em grande parte do Centro-Oeste. O ar seco ganha força e as temperaturas devem subir bastante na parte da tarde. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no interior do Mato Grosso e de Goiás. Apenas no oeste do Mato Grosso e no oeste e sul do Mato Grosso do Sul é que pode ter alguma chuva ou outra, bem isolada.

NORDESTE

Na sexta-feira o tempo segue firme em grande parte do Nordeste. A chuva do litoral continua, mas com acumulados menos expressivos que nos dias anteriores. No interior, o tempo seco continua e as temperaturas elevadas, com baixos valores de umidade relativa do ar

NORTE

A chuva perde intensidade, mas continua entre Rondônia e Acre, já o tempo fica seco no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas da região ainda tem instabilidades e a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, com potencial para trovoadas. As temperaturas seguem elevadas no decorrer do dia e o tempo segue abafado.

Fonte: Projeto Soja Brasil - Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.