Notícias

13/09/2018 - Clima

Chuvas irregulares ameaçam início do plantio


O início do plantio de soja no Centro-Oeste deve ser marcado por chuvas irregulares, ainda que as perspectivas para o período tenham melhorado, afirma Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo. “Os modelos estão mais otimistas, mostram algumas chuvas na segunda quinzena de setembro em parte do Centro-Oeste e Sudeste, mas os produtores precisam ter cuidado, porque elas podem não ser boas o suficiente para melhorarem a condição do solo e permitirem o começo da semeadura”.

De acordo com Graziella, os agricultores devem ficar atentos se a chuva cairá de forma uniforme na propriedade e em bons volumes para aumentar a umidade do solo. A irregularidade das chuvas deve persistir por toda a primavera, reflexo também da forte possibilidade de El Niño. “Para novembro, dezembro, o risco é alto”, conta Graziella.

A expectativa, porém, é de que o fenômeno, quando ocorre o aquecimento das águas do Pacífico, não seja tão forte como na safra 2015/2016, quando a oscilação decadal do Pacífico positiva, que também aumenta as temperaturas do Oceano Pacífico, intensificou o El Niño.

Em novembro as chuvas ganharão intensidade como esperado, contribuindo para a boa umidade do solo, mas, assim como em outubro, podem ficar abaixo da média em alguns Estados. “O início do plantio deve ser preocupante por causa dessa irregularidade, dessas condições traiçoeiras, mas podemos ter uma boa safra”, diz a meteorologista.

Fonte: Portal DBO.




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.