Notícias

13/10/2020 - Clima

Choveu cerca de 60 milímetros no Brasil central, mas é o suficiente?


Previsão boa é aquela quando dada e cumprida. Voltou a chover em grande parte do Brasil central com até 60 milímetros em algumas áreas de Mato Grosso, como havíamos previsto. Em Ibicoara, na Bahia, o volume chegou a 77 milímetros em 24 horas, sendo que a média climatológica para outubro é de 55 milímetros. A questão é: será o suficiente? A chuva continua? Por esta razão o monitoramento climático, dia após dia, precisa ser feito nesta época de plantio, fundamental para o produtor brasileiro. “Uma largada bem dada define se a lavoura será bem sucedida ou não, assim como em uma corrida de carros”, diz a professora e pesquisadora Jurema Rattes. 

A chuva vai continuar em Mato Grosso, Rondônia, Sudeste e em outras áreas do Brasil central com 30 a 50 milímetros nos próximos 5 dias. O problema é que a umidade é mal distribuída geograficamente e cronologicamente. Em Vera, Mato Grosso, há previsão de 100 milímetros de chuva nos próximos 15 dias, o problema é que boa parte deste volume vai acontecer nas próximas 48 horas e, depois, só volta a chover a partir do dia 23 de outubro. 

“A má distribuição da chuva está ligada ao La Niña que rege esta primavera e deixa a regularização da umidade tardia, a exemplo do que já falávamos no início de setembro”, explica Desirée Brandt, meteorologista da Somar. Segundo ela, é preciso maior cautela com o plantio imediato no Matopiba, porque mesmo com esta chuva forte e pontual, a previsão é de dias mais secos até novembro. Goiás também merece atenção, porque a chuva falha nas próximas semanas no norte do estado.

Hoje terá chuva e trovoadas isoladas de São Paulo até o Acre, por conta de um corredor de umidade. A chuva não traz elevados acumulados, mas ajuda a manter a umidade do ar um pouco melhor que o registrado no início de outubro e por isso as temperaturas não devem subir a ponto de registrar calor excessivo. 

No Sul, por causa de um sistema de baixa pressão no Paraguai, pode chover em forma de pancadas à tarde no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As outras áreas da região seguem com tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Tempo firme do Amapá até o Norte de Minas Gerais. Na costa leste do Nordeste, o sol aparece, mas os ventos úmidos do mar formam nuvens de chuva fraca no fim da tarde. Sem potencial para transtornos. No interior nordestino atenção para o calor e a baixa umidade relativa do ar. 

Por Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.