Notícias

20/12/2019 - Soja

China importa mais soja dos EUA


A China importou pelo menos duas cargas de soja dos Estados Unidos em 17 de dezembro, depois de receber outra rodada de cota livre de tarifas para remessas dos EUA, informou a Reuters. As vendas foram as primeiras desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um acordo comercial provisório com a China na semana passada. 

Como parte da primeira fase do acordo, Trump disse que a China concordou em comprar até US$ 50 bilhões em produtos agrícolas dos EUA a partir de 2020, embora a China não tenha confirmado a declaração de Trump. Citando fontes não identificadas, a Reuters disse que a cota isenta de impostos foi concedida para 10 a 15 embarcações que transportam entre 600.000 e 1,5 milhões de toneladas. 

As fontes disseram à Reuters que a China precisaria de cerca de 1 milhão de toneladas de soja nos EUA antes que a nova safra brasileira de soja esteja disponível no primeiro trimestre de 2020. Os Estados Unidos e a China estão em uma disputa comercial em andamento desde que a China elevou as tarifas de importação em 25% sobre a soja dos EUA em julho de 2018 em retaliação aos direitos dos EUA sobre produtos chineses. Ambos os países continuaram trabalhando na resolução dos problemas comerciais em andamento. 

A China, de longe o maior consumidor mundial de soja, verá sua demanda por soja importada cair no futuro próximo, devido à epidemia de peste suína africana que causou uma redução de quase 50% na população de suínos. O país também está tentando se tornar mais auto-suficiente. A produção de soja da China aumentou 13%, para 18,1 milhões de toneladas em 2019, segundo dados oficiais divulgados em 6 de dezembro. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.