Notícias

02/01/2020 - Soja

China emitirá certificados para soja transgênica

Se aprovado, será a primeira colheita de soja OGM da China a receber esse certificado

O Ministério da Agricultura da China disse na segunda-feira que planeja emitir certificados de biossegurança emitir à soja geneticamente modificada (GM) e duas lavouras de milho cultivadas internamente, em um movimento para comercializar a produção de grãos GM no principal mercado do mundo. A China concederá o certificado à soja SHZD32-01, desenvolvida pela Universidade de Shanghai Jiaotong, desde que não haja objeções durante um período de 15 dias solicitando a opinião pública. 

Se aprovado, será a primeira colheita de soja OGM da China a receber esse certificado, um primeiro passo em direção à produção comercializada. O milho DBN9936 da Dabeinong e o milho empalhável duplo 12-5, desenvolvidos pela Hangzhou Ruifeng Biotech Co Ltd e pela Universidade de Zhejiang, também devem receber o certificado. 

Pequim gastou bilhões de dólares pesquisando culturas transgênicas, mas reteve a produção comercial de qualquer cereal alimentício devido a preocupações dos consumidores quanto à sua segurança. A China concedeu certificados de biossegurança para suas primeiras variedades de milho OGM e duas variedades de arroz doméstico em 2009, mas nunca se mudou para comercializar essas culturas. 

Alguns na indústria acreditam que a medida mais recente de Pequim pode significar que a China está pronta para começar a comercializar algumas culturas OGM domésticas. "Isso significa que as mudanças políticas do governo central estão se movendo na China para comercializar milho transgênico", disse James Chen, diretor financeiro da Origin Agritech Limited. 

"A comercialização de milho transgênico beneficiaria os agricultores chineses, especialmente os do nordeste da China", afirmou Chen. 

Por: Leonardo Gottems

Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.