Notícias

27/11/2018 - Pecuária

China deve impulsionar exportações de carne em 2019


Maior importador de carne do mundo, a China deve aumentar seu apetite em 2019. De acordo com o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, o atual surto de peste suína africana deve reduzir drasticamente a produção de carne do gigante asiático, abrindo espaço para importação da carne oriunda de grandes players, principalmente do Brasil.

“A China é o maior consumidor mundial de carne suína e produz metade da carne exportada mundialmente. Uma eventual queda na produção local deve abrir concorrência para outras proteínas e a carne bovina é a que mais se aproxima das características da suína”, destacou o analista, durante o Minerva Day, realizado na manhã desta segunda-feira, 26 de novembro, em São Paulo, SP. “

Mendonça destacou que a peste suína africana se espalhou por grande parte do leste da China desde meados de agosto. A doença não tem cura e nem possui meios efetivos de prevenção. Em todas as regiões em que há focos é necessário que o rebanho local seja eliminado.

O CEO da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, destaca que recentemente uma missão chinesa esteve no Brasil para visitar novos frigoríficos e a expectativa é que novas plantas sejam habilitadas. “Nos últimos meses a China importou mais carne bovina do que suína, o que nos abre uma grande possibilidade”, comemorou o executivo

Queiroz também destacou a provável abertura da Indonésia como outro fator positivo para os embarques em 2019, acrescentando que, além da Ásia, a demanda mundial por carne bovina deve ter como outro grande mercado consumidor a região do Oriente Médio e Norte da África, conhecida como Mena (Middle East and North Africa).

Em relação aos embarques de 2018, Alexandre Mendonça destaca que o país deve fechar o ano com aumento de, pelo menos, 15% em relação ao ano anterior. “Os embarques estão em ritmo acelerado e nesse fim do ano tivemos a excelente notícia da reabertura da Rússia. Tudo isso deixa as projeções para 2019 ainda mais animadoras”, concluiu o analista

Por Alisson Freitas
Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.