Notícias

17/10/2018 - Cana

Canaviais: Aumenta incidência do Fungo Colletotrichum falcatum


Alta temperatura e dias chuvosos, esse é o ambiente perfeito para a disseminação do fungo Colletotrichum falcatum, responsável pela doença conhecida por podridão vermelha que ataca severamente o colmo e pode reduzir a produtividade e a qualidade da matéria-prima. 

O fitopatologista Álvaro Sanguino explica que o Colletotrichum é velho conhecido na cultura da cana-de-açúcar, deve ter vindo para o Brasil dentro de alguma variedade trazida no passado, tornando-se um fungo extremamente comum em cana. No entanto, nos últimos anos, vem ocorrendo uma nova forma de ataque sem ser pelo furo da broca. “O fungo está entrando diretamente no tecido da cana e provocando o mesmo problema, porém muito mais sério do que era com o furo da broca”, diz o especialista.

Sanguino explica que o fungo se alimenta da sacarose e é prejudicial porque causa perda de açúcares no colmo e provoca o apodrecimento. “É uma doença sistêmica, que acompanha a planta desde a ponta da raiz até a folha, podendo matar a brotação de soqueira e pode também causar falha de plantio. Os danos podem levar à redução de 35% na produtividade e 35% em teor de açúcar.”

O quadro é mais preocupante, segundo Sanguino, porque a doença está ocorrendo numa intensidade muito grande e crescendo em área. “Está se alastrando muito rápido, atingindo regiões inteiras.Temos conhecimento de infestações no Triângulo Mineiro,em Mato Grosso do Sul, e no interior paulista nas regiões de Araçatuba e Sertãozinho.”

Fonte: CanaOnline




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.