Notícias

28/08/2020 - Outros

Brasil passa a produzir sementes com garantia de sustentabilidade


Uma combinação inédita de tecnologias vai permitir que a produção de sementes no Brasil seja sustentável. O estado do Mato Grosso do Sul foi o primeiro a aderir à tecnologia desenvolvida pela Ceptis Agro, que já está disponível para implementação em todo o território nacional. A Ceptis Agro e a Aprossul assinaram ontem (27/8) um contrato, que une o programa Semente Legal com a nova tecnologia TrustScore - um avançado sistema de monitoramento e avaliação da sustentabilidade nas propriedades. O sistema já foi apresentado em evento da ONU/PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e União Europeia, no mês passado. A Ceptis Agro também irá apresentar o TrustScore na Climate Week em Nova Iorque - EUA, em 23 de setembro. 

O Programa Semente Legal é uma solução que garante a origem e a qualidade das sementes forrageiras por meio de uma etiqueta de segurança, aliada a um avançado sistema de rastreabilidade. Nesta nova edição, o Semente Legal irá também verificar 60 indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades e dos processos produtivos de sementes. A parceria com a associação alcançará 11 empresas sementeiras de soja, milho e forrageiras, que produzem mais de 50 milhões de quilos de sementes. 

Para o presidente da Aprossul, Celso Pess Junior, o projeto vem para atender a demanda recente pela sustentabilidade no agro. "Estamos em um momento de evolução e a união com o TrustScore é um passo além da organização e do controle de qualidade. Com o com o apelo crescente pela sustentabilidade, agora poderemos fornecer toda a base do insumo da agricultura, que são as sementes, de forma sustentável e com garantia de que não há mão de obra ilegal, áreas ilegais, pirataria, entre outros problemas", destacou. 

Inovações voltadas à sustentabilidade no campo são urgentes 
O rápido crescimento do desmatamento na Amazônia afeta fortemente a imagem do Brasil no exterior. A crise ambiental no Brasil no campo ameaça prejudicar exportações de produtos agrícolas e causar desinvestimentos internacionais. De acordo com Philippe Ryser, CEO da Ceptis, neste cenário as inovações voltadas à sustentabilidade no campo são necessárias e urgentes. Por isso, a Ceptis investe cada vez mais em inovação nesse novo contrato com a Aprossul. É a primeira vez no Brasil que as produções de sementes serão verificadas em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. "Nossa solução do Semente Legal já é uma referência de produtos de qualidade e origem garantida, em que os produtores e consumidores têm total confiança. Agora, seremos também pioneiros na criação das primeiras sementes forrageiras com selos de sustentabilidade do Brasil", explica. 

De acordo com Roberto Miyano, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ceptis Agro, a iniciativa é importante para oferecer visibilidade ambientalmente positiva do Brasil na área rural. "O processo de monitoramento TrustScore também promove a credibilidade do País - ao oferecer informações críveis e mensuráveis sobre a sustentabilidade no campo, assim como também rastreia e verifica a qualidade dos produtos. Isto é, o programa incentiva a boa produção, beneficiando toda a sociedade". 

Fonte: Assessoria de imprensa/Ceptis 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.