Notícias

27/04/2018 - Cana

Brasil deve elevar produção de etanol em 4,6% na safra 2018/19, diz LICHT


A produção brasileira de etanol deve totalizar 29,2 bilhões de litros na safra 2018/19, estimou nesta quinta-feira, 26, o diretor da F.O. Licht’s, Christoph Berg, durante evento sobre o setor promovido pela consultoria em São Paulo. O volume supera o total de 27,9 bilhões de litros do ciclo de 2017/18, encerrado no mês passado.

Ainda de acordo com a consultoria, o consumo do biocombustível ficará em 29,05 bilhões de litros na safra atual, ante 28,35 bilhões de litros em 2017/18. As importações do País podem atingir 1,25 bilhão de litros, abaixo de 1,758 bilhão de litros da temporada anterior. As exportações também tendem a cair, de 1,563 bilhão de litros na safra passada para 1,35 bilhão de litros em 2018/19, principalmente devido ao crescimento do consumo.

“Vamos ver uma safra mais lenta no açúcar e maior para o etanol. Isso vai dar suporte à produção de etanol e consumo de etanol também”, disse o executivo. Segundo ele, os preços do petróleo estão mais elevados no mundo e, em consequência, há um impacto direto sobre as cotações da gasolina no Brasil, o que torna o etanol mais competitivo.

Sobre o comércio internacional, Berg lembra que Brasil importou um volume recorde de etanol no ano passado. “Esse movimento vai ter efeito neste ano”, estima, o que justificaria a redução nas compras externas do biocombustível.
Em relação ao cenário, em geral, a expectativa é de que os preços de açúcar não vão se recuperar nos próximos dois meses e, provavelmente, os preços do etanol vão aumentar novamente, à medida que avança a colheita nacional.

Fonte: Estadão Conteúdo




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.