Notícias

20/07/2018 - Pecuária

Bem-estar animal hoje é exigência do mercado também


A vontade de participar dos brasileiros foi tão grande que os organizadores da vinda da norte-americana Temple Grandim ao Brasil tiveram de procurar um espaço maior para as palestras dela e de outros especialistas em bem-estar animal, como o professor Mateus Paranhos, da Universidade de São Paulo (USP).

Na plateia, fazendeiros, empresários, professores e estudantes, bastante estudantes. É que o tema bem-estar animal é um dos mais debatidos hoje no campo e na cidade. Exportação de gado vivo, abate, manejo, tratamento humanitário a bois, suínos e aves está no radar de toda a sociedade. E ela está vigilante.

Temple deixou claro que a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento da criação, mas manejo correto e mão-de-obra preparada é que realmente permitem a vida sem sofrimentos dos animais.

Eu gostei muito também da palestra do professor Celso Funcia Lemme, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele enfatizou que produtores e empresas estão focados na temática do bem estar animal hoje por exigência do próprio mercado. “É uma demanda ética e, principalmente os jovens, estão preocupadíssimos e acompanham as discussões a respeito. É por esse motivo que as práticas do bem estar animal chegaram para ficar”, assegura Lemme. GLOBO RURAL vai falar mais das opiniões de Celso.

Prendeu a atenção e está me fazendo pensar as “razões para estar comprometido com o bem-estar animal”, explicitadas pelo professor Mateus Paranhos, que começou a divulgar e implantar as práticas nas fazendas no alvorecer deste século.

Uma delas, segundo Paranhos, é o reconhecimento dos animais como seres sencientes. “A prática efetiva do bem-estar animal nas propriedades fornece razões para reconhecer que ele é capaz de vivenciar sentimentos como dor, solidão, alegria, angústia, etc.” Como nós, seres humanos.

Por Sebastião Nascimento
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.