Notícias

30/09/2019 - Pecuária

B3 divulga nova metodologia para o Indicador do boi gordo


A partir de 02 de janeiro de 2020, entrará em vigor uma nova metodologia de cálculo para o Indicador de Preços do Boi Gordo Esalq/B3, sob responsabilidade do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), informa comunicado divulgado pela bolsa de mercadoria B3.

A alteração do indicador era uma importante demanda dos pecuaristas, que cobravam maior transparência em relação ao que ocorre nos bastidores das transações internas, entre os produtores e as indústrias frigoríficas. Criado há mais de 20 anos pelo Cepea, este índice tornou-se o principal balizador dos negócios com os frigoríficos, além de referência para a liquidação dos contratos futuros na bolsa paulista.

Segundo informações da B3, a partir do próximo ano, a composição da amostra passará a contemplar a inclusão de frigoríficos com registro no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP). Além disso, o cálculo do Indicador passará a ser efetuado em função da ponderação do preço pelo número de cabeças negociadas.

O propósito dessas alterações, diz o comunicado, é “o aprimoramento do Indicador para buscar maior adesão às dinâmicas comerciais do mercado físico agropecuário do Estado de São Paulo e aumentar a participação dos agentes colaboradores”.

Por Denis Cardoso
Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.