Notícias

26/03/2019 - Pecuária

Auditores fiscais afirmam que EUA encontrarão país "livre da aftosa"


O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) se diz confiante com a aprovação do status sanitário brasileiro durante a missão americana agendada para junho deste ano. Em nota, o diretor de política profissional da instituição, Antônio Andrade,  afirma que os fiscais dos EUA “vão encontrar um cenário em que o Brasil está livre da febre aftosa em todo o país, com a proibição da saponina nas vacinas”.

Andrade, contudo, reconhece que o Brasil ainda enfrenta dificuldades para reconstruir sua reputação junto ao mercado internacional após a Operação Carne Fraca, que revelou um esquema de propina envolvendo fiscais agropecuários do ministério da agricultura e frigoríficos para reduzir o rigor no controle fitossanitário na indústria de carnes. O escândalo foi citado pela Associação de Criadores de gado dos EUA (USCA) para criticar o avanço da negociação entre os dois países.

O sindicato lembra ainda que o Brasil tenta a exportação do produto in natura desde 1999 e que alcançou essa meta em 2016. “Porém, em 2017, o acordo foi cancelado devido aos abscessos encontrados nas carnes exportadas, que foram causados por um dos componentes na vacina contra a febre aftosa: o adjuvante saponina”, reconhece a instituição ao ressaltar que o componente foi retirado da composição das vacinas desde então.

Fonte: Portal DBO




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.