Notícias

28/08/2018 - Soja

Argentina lançará 1º traço chinês de soja biotecnológica


O Registro Oficial Argentino publicou uma consulta pública antes do lançamento do primeiro traço de soja desenvolvido por uma empresa chinesa de biotecnologia. De acordo com o órgão, o DBN 09004-6 possui uma característica que confere à soja tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato-amônio.  

A DBN é a sigla do Grupo de Tecnologia Beijing Da-Bei-Nong, que está desenvolvendo novas características-chave para melhorar a produtividade das culturas. Em 2013, a empresa fechou um acordo de cooperação com a empresa local Bioceres, para facilitar o processo regulatório das características do DBN na Argentina e as características da Bioceres na China.  

A Bioceres é parceira do Instituto Agrobiotecnológico Rosario (INDEAR), o carro chefe da indústria biotecnológica local, onde foi desenvolvido o traço HB4, que confere tolerância às culturas à salinidade e à seca. Desse modo, a empresa já possui um grande conhecimento sobre a soja local e as produções biotecnológicas. 

Acredita-se que, quando o processo de desregulamentação terminar, o governo chinês aceite de forma rápida o seu desenvolvimento. Então, os agricultores argentinos contarão com uma nova ferramenta para combater as ervas daninhas, diferente da característica Monsanto e os chineses colaborarão com esse processo. 

A indústria de sementes da Argentina se mostrou confiante com o desenvolvimento da nova variedade. Segundo informações do portal eFarmNewsAr.com,  as características desenvolvidas pela Bioceres / INDEAR se juntarão às da DBN, facilitando a sua comercialização nos dois países. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.