Notícias

05/07/2018 - Soja

Argentina aprova venda de soja resistente ao dicamba


A Secretaria de Alimentos e Bebidas do Ministério da Agroindústria da Argentina autorizou o comércio de soja e derivados que são resistentes ao herbicida dicamba. Os produtos autorizados se enquadram na resolução 30/2018 e devem conter os eventos MON-877Ø8-9 x MON-89788-1, produzidos pela Monsanto. 

A decisão se baseou em um relatório emitido pela Comissão Nacional Auxiliadora de Biotecnologia Agropecuária (CONABIA) e pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (SENASA), que deram sinal verde para o processo. O documento indica a segurança comprovada das sementes e derivados e garante que a aprovação trará inúmeros benefícios. 

"Os riscos decorrentes da libertação do organismo vegetal geneticamente modificado (OVM) no agro ecossistema em grande escala não são significativamente diferentes daqueles inerentes de cultura da soja que não foi geneticamente modificada. [...] Objecções científicas atendidas para a aprovação do ponto de vista humano e alimentos para animais e fitness", disse o relatório. 

O processo para conseguir tornar a soja resistente ao dicamba ocorreu devido a introdução estável do gene “dmo”, que produz a enzima dicamba monooxigenasa na planta. Ela é capaz de oxigenar o ácido 2-metoxi-3,6-diclorobenzoico-(Dicamba), impedindo que o herbicida atue sobre as propriedades do vegetal, o que acontece de forma bem semelhante ao processo de tolerância ao glifosato. 

A partir de agora, as variedades que possuem essas características podem ser utilizadas como matéria-prima para processamento agroindustrial e para uso humano e animal na República da Argentina. No Brasil, a Monsanto planeja vender sementes resistentes ao dicamba ainda no ano que vem, segundo informações da agência Reuters. 

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.