Notícias

26/03/2020 - Soja

Áreas de soja: confira a previsão do tempo para quinta e sexta-feira


O tempo seco vai se espalhando pelo país ao longo da semana. Agora além do Sul e Sudeste, boa parte do Nordeste deve ter tempo mais firme nesta quinta-feira (26/3). No Centro-Oeste a tendência é de chuvas volumosas em Mato Grosso, mas tempo seco em Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira pouco coisa muda, a não ser para o Maranhão e Piauí que terão o retomo das chuvas.

SUL
Mais uma previsão confirmada e a quinta-feira será novamente de tempo seco para os três estados da região. Na sexta a tendência ainda segue a mesma, tempo seco.

SUDESTE
Nesta quinta nada muda em relação ao dia anterior e o tempo seco prevalece tanto nas áreas de soja de São Paulo, quanto de Minas Gerais. Ao que tudo indica a sexta-feira também não promete ter chuvas para a região.

CENTRO-OESTE
Na quinta-feira pouca coisa muda e a chuva ainda se espalha pela maior parte do Centro-Oeste. Volumes significativos ainda podem ser registrados em Mato Grosso, especialmente em áreas de abrangência de Cuiabá onde não se descarta o risco de temporais. Em Goiás e no Distrito Federal, chuva isolada e sem grande intensidade. Falando de Mato Grosso do Sul, condição de chuva isolada no norte do estado, enquanto que nas demais áreas, o tempo firme ainda predomina.

Amanhã a grande novidade será o retorno da chuva em Mato Grosso do Sul e de forma generalizada devido a formação de instabilidades no interior do continente. Pancadas ainda rápidas, sem grandes acumulados, mas que já trazem um alívio devido a estiagem. Por enquanto volumes mais expressivos somente no estado de Mato Grosso.

NORDESTE
As chuvas seguem estacionadas no extremo oeste da Bahia nesta quinta-feira, bem na divisa do estado. Por isso algumas áreas de soja do oeste não terão instabilidades. Em Barras o tempo será seco, já em Barreiras os acumulados passam dos 10 mm. Na sexta-feira o tempo seco se espalha por todo o estado.

No Piauí deve garoar nesta quinta-feira, mas de maneira manchada. Ou seja, não deve atingir todas as áreas. Os acumulados não passam dos 2 mm para as áreas de soja. Na sexta-feira as chuvas retornam para todo o estado e os maiores acumulados passam dos 25 mm, em Uruçuí.

No Maranhão a tendência é um dia mais seco, ou no máximo garoas. Em Balsas os acumulados não passam dos 1 mm. Na sexta-feira as chuvas retornam com força e várias áreas de soja podem enfrentar temporais, como Imperatriz, com acumulados de 20 mm.

NORTE
Na quinta-feira possibilidade de chuva em todo o Norte brasileiro devido as instabilidades tropicais. Pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Volumes significativos podem ser registrados entre o sudeste do Pará e o Tocantins devido a formação de instabilidades em níveis médios da atmosfera, há mais ou menos, 5km de altura.

Na sexta-feira, a expectativa é de chuva novamente em toda a região nortista, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Trovoadas até podem se espalhar pelos estados, mas volumes significativos serão registrados apenas entre o sudeste paraense e o norte do Tocantins.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.