Notícias

01/11/2018 - Cana

Antecipar a moagem em 2019 é um bom negócio?


A boa quantidade de chuva registrada em outubro revigorou os canaviais, e a possibilidade de antecipar a moagem para o primeiro trimestre de 2019 ganha força. "A chance de começar a safra mais cedo continua alta. A expectativa é de iniciar a moagem na segunda quinzena de março ou começo de abril. As chuvas que voltaram a partir de setembro farão com que tenhamos cana em ponto de corte neste período”, diz Agnaldo de Tarso Rigolin, gerente corporativo de Tecnologia Agrícola da BP Biocombustíveis.

Rodrigo Amoroso, do Centro de Referência da Raízen, informa que, por enquanto, a empresa estima um início de safra espelhado no ciclo atual, com usinas começando na segunda quinzena de março e outras, em abril. “Mas estamos vendo a reação dos canaviais ao clima desse final de ano."

"Não temos expectativas, mas, se o verão for normal, não devemos atrasar nem adiantar. Porém, será com as canas que tivermos lá, pois tanto soca como cana planta estarão piores do que as colhidas no início desse ano”, conta Edson Girondi, diretor agrícola do Grupo Alto Alegre;

"Se começarmos antes de 10 de abril, iremos perder muito. A expectativa é iniciar na segunda quinzena de abril”, observa Paulo Roberto Artioli, diretor da Agrícola Tecnocana, de Macatuba, SP.

Para especialistas do setor iniciar a colheita no primeiro trimestre de 2019 significa perda, pois a cana não estará no melhor momento para ser cortada. Mas entendem que a definição de quando retomar a moagem será,na maior parte das vezes, tomada tendo como base o fluxo de caixa. Se estiver no vermelho, as usinas voltam a trabalhar mais cedo.

Fonte: CanaOnline




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.