Notícias

11/03/2019 - Algodão

Algodão brasileiro deve bater recorde de produção nesta safra


Mato Grosso, além de líder na produção de grãos, também é o maior produtor de algodão do país. Para esta safra, a área destinada para o cultivo da pluma ficou ainda maior, passando de 794,3 mil hectares para mais de 1 milhão, de acordo com o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o que representa um aumento de 32,5% se comparado ao ciclo passado.

“Hoje, Mato Grosso representa cerca de 70% da produção brasileira de algodão’’ conta o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto deste domingo, dia 10, Garbugio destacou a grande participação de Mato Grosso e o potencial produtivo da pluma no país.

Segundo ele, neste ciclo o Brasil atingirá o recorde na produção da pluma. “Teremos uma safra recorde brasileira esse ano, a expectativa de produção e qualidade de algodão é uma das melhores que já tivemos.”

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa para a safra 18/19, é de que haja um incremento na área destinada a cotonicultura nacional, com estimativa de crescimento de 33% se comparado aos 174,7 mil hectares cultivados no ciclo passado.

Milton destacou que apesar do país ter grande potencial para aumentar sua área de produção, fatores como logística, infraestrutura e beneficiamentos precisam ser melhorados. Em relação à produtividade, Milton conta que a média nacional gira em torno de 1,5 toneladas por hectare de pluma, enquanto o maior produtor mundial, que é os Estados Unidos, produz em média 0,8 toneladas por hectare.  

O presidente da Abrapa conta que o brasil é o maior produtor de algodão certificado do mundo, por este motivo a associação vem trabalhando para promover a pluma fora do Brasil. “Estamos buscando parcerias para melhorar a promoção do algodão na Ásia, já que o país é o nosso maior exportador. Por isso, precisamos trabalhar mais e mostrar a qualidade da pluma’’, explica.

Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.