Notícias

05/03/2018 - Milho

AgRural: plantio do milho safrinha chega a 63% da área


A consultoria estima que 3,9 milhões de hectares serão semeados em março.

A colheita da soja avançou 10 pontos percentuais nesta semana, para 35% da área cultivada, abrindo espaço para a semeadura do milho safrinha, que deu um salto de 20 pontos para 63% do total previsto. Os dados são do levantamento semanal da consultoria AgRural, que estima o plantio de 3,9 milhões de hectares de milho em março.

Segundo a AgRural, o ritmo atual do plantio do milho no Centro-Sul está em linha com os 64% da média de cinco anos, mas defasado em relação aos 75% registrados na mesma época na safra passada, que teve o plantio mais acelerado da história.

Na avaliação doa analistas, não deve haver problema para conclusão do plantio do milho, porque “a janela (ideal) se estende pela primeira quinzena de março em áreas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul”.

Eles observam que o plantio fora da janela não significa necessariamente perda de potencial produtivo. “Em 2015, por exemplo, quando metade da área da segunda safra de milho foi plantada em março, o Centro-Sul bateu recorde de produtividade, pois as chuvas se alongaram e não houve geadas durante o desenvolvimento da safra. O tamanho da produção, portanto, vai depender em boa medida das condições climáticas registradas entre abril e julho.”

O levantamento da AgRural mostra que nesta semana “o avanço mais impressionante no plantio da safrinha aconteceu no Paraná, onde o índice saltou de 19% para 56. Nos demais estados, a área plantada chegou a 43% em São Paulo, 55% em Minas Gerais, 82% em Mato Grosso, 33% em Mato Grosso do Sul e 58% em Goiás.”

Soja
A AgRural destaca a colheita de soja do Paraná que, com menos chuva, “finalmente deslanchou, saltando de 11% para 35% em sete dias”. Bons avanços registrados também em outros estados, como Mato Grosso do Sul (25% para 39%) e Goiás (30% para 41%), levaram a colheita do Brasil a alcançar 35% na quinta-feira (1º), ante 25% uma semana antes, 47% na safra passada e 37% na média de cinco anos. Na dianteira entre os estados, e com os trabalhos já na reta final nas regiões norte e oeste, Mato Grosso chegou a 70%.

Segundo a consultoria, no resto do país a colheita alcançou 11% em Santa Catarina, 38% em São Paulo, 29% em Minas Gerais, 5% na Bahia, 1% no Maranhão, 7% no Tocantins, 1% no Piauí, 13% no Pará e 60% em Rondônia. “O único estado que ainda não saiu do zero na tabela é o Rio Grande do Sul, onde a colheita normalmente tem início na segunda semana de março. No Matopiba, chuvas em excesso previstas para a primeira quinzena do mês poderão dificultar os trabalhos.”

A AgRural divulgará nova estimativa para a safra 2017/18 de soja na manhã de segunda-feira (05). No início de fevereiro, a produção foi estimada em 116,2 milhões de toneladas.

Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.